NBA Jogadores da NBA NBA Playoffs Golden State Warriors

NBA: Curry é ‘clutch’? Estatística preocupante pesa contra o astro

O armador do Golden State Warriors, Stephen Curry, move a bola na quadra contra o Los Angeles Clippers. Crédito: SUSA/Icon Sport
SUSA/Icon Sport

Responsável por diversos arremessos decisivos para salvar o Golden State Warriors ao longo de sua brilhante carreira, Stephen Curry é reconhecidamente um dos jogadores mais ‘clutch’ da NBA.

Essa fama animou o torcedor dos Warriors na última segunda-feira (8), quando o armador teve nas mãos a chance de virar o Jogo 4 contra o Los Angeles Lakers, no último minuto da partida. Curry tentou dois chutes, mas errou ambos, e sua equipe saiu derrotada e em situação muito delicada na série.

O primeiro desses arremessos foi feito com 29 segundos restantes no relógio, bateu no aro e se transformou em um rebote ofensivo de Draymond Green. Na sequência, a 20 segundos do fim, o camisa 30 arriscou do perímetro, mas o destino da bola foi o mesmo: o aro.

Depois das duas oportunidades desperdiçadas, os Lakers asseguraram a vitória, o que permitiu ao time de L.A. abrir 3-1 na semifinal de conferência e ficar a um passo da decisão do Oeste.

Para os atuais campeões, a situação já seria dramática por si só. Entretanto, uma estatística a respeito do principal jogador da franquia preocupa — e muito — os fãs para a sequência da pós-temporada.

VEJA TAMBÉM

+ Técnico dos Warriors detona arbitragem e acusa Lakers após derrota

++ Anthony Davis contém comemoração após ‘jantar’ Curry

Os Warriors não podem mais perder nenhum jogo nesta série se quiserem seguir vivos na briga pelo título. A única opção é vencer os três duelos restantes contra Los Angeles. Para isso, não é surpresa afirmar que Curry será peça fundamental nesses confrontos.

Mas segundo a ‘ESPN Stats & Info’, página especializada em estatísticas da ESPN, o astro dos Warriors tem um retrospecto horrível em situações decisivas de jogos de playoffs, como a enfrentada no Jogo 4 contra os Lakers.

Considerando apenas os 45 segundos finais das partidas de playoffs, Curry teve 12 arremessos que virariam o jogo e colocariam Golden State à frente no placar. Ele errou todos.

A estatística surpreende, pois um aproveitamento de 0% não parece combinar em nada com o perfil matador de Curry na reta final de jogos da NBA. Ainda assim, ela é real. E liga um alerta para uma equipe que, atualmente, balança em cima de uma corda bamba, à beira da eliminação.

Popular

To Top