Nos Clippers, Harden escancara mágoa com 76ers: ‘Não me queriam’

Paola Zanon | 02/11/2023 - 20:53

Com a troca para o Los Angeles Clippers oficializada, James Harden vestiu seu novo uniforme na NBA pela primeira vez nesta quinta-feira (2) e escancarou suas mágoas com o Philadelphia 76ers.

Durante uma entrevista coletiva realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles, o Barba apareceu com a camisa de número 1 dos Clippers e falou abertamente sobre a troca polêmica.

— Eu aceitei US$ 26 milhões (R$ 128 milhões, na cotação atual) a menos pra melhorar o time. Enquanto eu estava nos 76ers, aquela comissão técnica me colocava numa coleira. Precisava de alguém que confiasse em mim, não sou um jogador de sistema, eu sou um sistema. Agora estamos na mesma página aqui—, começou ele.

Antes do início da temporada 2022-23, Harden aceitou ter uma redução de salário para que fossem contratadas novas peças importantes na busca pelo título. Após o fim da temporada, o Barba esperava que seu salário fosse reajustado em um contrato de extensão, mas não foi o que aconteceu —e isso motivou o pedido de troca.

— Filadélfia estava mudando o meu papel sabendo que eu poderia contribuir com mais. Eu sou um jogador de elite, seja individualmente ou coletivamente. Eu posso me encaixar em qualquer time para buscar um título. Só quero vencer no mais alto nível. Deixei o Brooklyn [Nets] e pensando em me aposentar como um Sixer. A diretoria tinha outros planos, eles não me queriam, é simples assim—, disparou.

Diante da situação, Harden acabou solicitando a troca e sempre teve a franquia de Los Angeles como principal destino; ele também falou sobre a escolha durante a entrevista.

— O sistema ofensivo do Clippers é incrível. Estou assistindo aos jogos e entendendo. Resumindo a história, estou feliz por estar aqui. Estou animado por poder mostrar o quão bom individualmente, quão bom esse time pode ser e será—, afirmou o jogador.

Estreia de Harden nos Clippers

Antes mesmo de ter sua chegada oficializada, James Harden viajou a Los Angeles com P.J. Tucker, que também foi envolvido na troca, e acompanhou o jogo dos Clippers contra o Orlando Magic na última terça-feira (31).

Entrosado com o vestiário, principalmente com Russell Westbrook, com quem já jogou duas vezes antes, o Barba também acompanhou o clássico contra o Los Angeles Lakers na quarta-feira (1º), mas sem entrar em quadra.

De acordo com Shams Charania, jornalista do The Athletic, a estreia de Harden pelos Clippers deve acontecer na próxima segunda-feira (6), diante do New York Knicks, no Madison Square Garden.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.