Juntos de novo! Clippers reúnem Harden e Westbrook pela 3ª vez na NBA

Paola Zanon | 31/10/2023 - 11:11

James Harden e Russell Westbrook estão no mesmo time da NBA pela 3ª vez em suas carreiras. O Barba foi trocado para o Los Angeles Clippers nesta terça-feira (31).

A primeira vez que os dois armadores jogaram juntos foi em 2009, quando Harden foi draftado pelo Oklahoma City Thunder como a 3ª escolha geral. Westbrook havia entrado para a equipe um ano antes, como a 4ª escolha geral no Draft de 2008, quando o time ainda se chamava Seattle Supersonics.

Juntos, James e Russell levaram o Thunder para os playoffs nas três temporadas que jogaram lado a lado, sendo que em 2011-12, ajudaram a franquia a chegar nas finais da NBA pela primeira vez desde 1979, mas perderam para o Miami Heat de LeBron James em cinco jogos.

Russell Westbrook e James Harden no Oklahoma City Thunder. Foto: Icon sport
Russell Westbrook e James Harden no Oklahoma City Thunder. Foto: Icon sport

A parceria entre os armadores no Thunder chegou ao fim na temporada seguinte, quando o Barba não conseguiu entrar em acordo com a franquia e acabou sendo negociado para o Houston Rockets, onde alcançou o auge de sua carreira, sendo eleito MVP em 2018.

Russell, por sua vez, recebeu o mesmo prêmio um ano antes, mas teve um final de temporada frustrante ao perder para os Rockets de James logo na primeira rodada dos playoffs em cinco jogos.

Sem conquistar nenhum título e nem chegar a uma final de NBA desde que se separaram, os jogadores voltaram a unir forças na temporada de 2019-20, quando Westbrook foi trocado pela primeira vez em sua carreira, depois de 11 anos no Thunder.

Juntos mais uma vez, Russell e James conduziram a franquia de Houston aos playoffs e enfrentaram justamente o Oklahoma City, na primeira rodada da Conferência Oeste, vencendo a série em sete jogos  após uma pausa de quatro meses devido à pandemia da Covid-19.

Nas semifinais, os Rockets enfrentaram o Los Angeles Lakers e foram superados em cinco jogos. Mais uma vez, a dupla formada por Harden e Westbrook foi superada pelo time de LeBron James. Apesar disso, nesta temporada, os dois tiveram a maior média de pontuação combinada da história da NBA, com 61,6 pontos por jogo.

Após a derrota amarga, Russel foi negociado com o Washington Wizards, enquanto James foi transferido para o Brooklyn Nets, onde repetiu a parceria com Kevin Durant.

Antes de voltarem a se encontrar no Los Angeles Clippers, os armadores ainda passaram por outras equipes; Westbrook defendeu o Los Angeles Lakers, e Harden, o Philadelphia 76ers.

Harden, Westbrook e P.J. Tucker

P.J. Tucker, Russell Westbrook e James Harden no Houston Rockets. Foto: Icon sport
P.J. Tucker, Russell Westbrook e James Harden no Houston Rockets. Foto: Icon sport

A ida de James Harden para o Los Angeles Clippers não reviverá apenas a dupla com Russell Westbrook, mas também o trio com P.J. Tucker, que foi envolvido na troca e está deixando os Sixers.

Quando Westbrook chegou em Houston, Harden e Tucker já jogavam juntos e chegaram a formar um dos melhores times da NBA com Clint Capela, Chris Paul e Eric Gordon —que por pouco também não se juntou ao trio em Los Angeles, já que foi trocado para o Phoenix Suns no início da temporada 2023-24.

Ao lado de Tucker, Harden conduziu os Rockets às finais da Conferência Oeste em 2018, mesmo ano que ele foi MVP, mas a franquia perdeu para o Golden State Warriors de uma forma dolorosa, em sete jogos, depois de virar a série para 3 a 2.

A chegada de Westbrook dois anos depois não funcionou como o esperado, e o trio nunca chegou nem a disputar uma final de conferência lado a lado.

O cenário, no entanto, pode ser diferente na atual temporada, principalmente porque a franquia conta também com Kawhi Leonard, campeão em 2019 com o Toronto Raptors, e Paul George na busca pelo seu primeiro título da NBA.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.