Blazers fazem homenagem emocionante em adeus a Damian Lillard

Paola Zanon | 28/09/2023 - 15:34

O Portland Trail Blazers se despediu oficialmente de Damian Lillard na tarde desta quinta-feira (28) após 11 temporadas da NBA.

A franquia usou as redes sociais para agradecer toda a contribuição do armador desde que ele chegou, em 2012, quando foi draftado como a 6ª escolha geral.

A homenagem foi feita através de dois vídeos emocionantes com momentos históricos de Lillard nos Blazers, desde o Draft até a primeira vez que a equipe foi para as finais de conferência desde 2000.

— O trabalho. A disciplina. A humildade. Obrigada, Dame—, diz a legenda do vídeo.

Legado de Lillard nos Blazers

Ao longo de 11 temporadas da NBA, Lillard elevou o nome dos Blazers e se tornou o principal responsável por colocar a franquia de volta nos playoffs após um jejum de 14 anos. Em 2019, conduziu a equipe para as finais de conferência pela primeira vez desde 2000.

Dono do título de Novato do Ano em 2013, Dame não demorou para conquistar a torcida em Portland e virar um de seus maiores ídolos, mesmo sem nunca ter ganhado um campeonato.

LEIA TAMBÉM:

+ Mercado NBA: Negociação por Lillard durou 9 dias e teve 6 times na briga

++ NBA: Lillard é trocado para os Bucks em negociação tripla

Ao todo, o armador conquistou uma média de 25,2 pontos, 4,2 rebotes e 6,7 assistências por jogo durante toda a carreira, além de recordes pessoais e da própria franquia.

Em fevereiro deste ano, Damian alcançou sua maior pontuação individual em um único jogo —e também a de um jogador dos Blazers— ao anotar 71 pontos contra o Houston Rockets.

Como um atleta relevante, Lillard sempre fez questão de contribuir também fora das quadras ao ajudar e se engajar em projetos sociais das comunidades de Portland.

O próprio jogador também fez questão de homenagear seus torcedores ao lançar a música “Farewell” para se despedir deles.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.