NBA: Quem foi Bill Walton, nome que está na camisa dos Celtics nas finais

André Merice | 07/06/2024 - 14:16

Você deve ter reparado que o Boston Celtics está jogando com uma pequena faixa com o nome ‘Walton’. Bill Walton é considerado um dos grandes ídolos da história da franquia na NBA, mesmo passando apenas uma temporada no TD Garden. No Jogo 1 das finais da liga, os Celtics prestaram uma homenagem ao eterno campeão, que faleceu no final do mês passado, vítima de um câncer.

A família de Walton esteve presente para acompanhar o primeiro duelo contra o Dallas Mavericks, na última quinta-feira (6). Na arena, os torcedores prestaram um minuto de silêncio antes da bola subir. No entanto, o gesto foi interrompido por um fã que gritou: ‘Nós amamos você, Bill’.

Os jogadores do Celtics também se aqueceram com camisas especiais, com o nome de Walton.

Walton, que faleceu aos 71 anos no último dia 27 de maio, foi um jogador de destaque na UCLA, onde conquistou dois prêmios de jogador do ano e liderou a equipe em dois campeonatos nacionais consecutivos, em 1972 e 1973, durante uma sequência recorde de 88 vitórias.

Ele jogou na NBA de 1974 a 1988, encerrando sua carreira com o Boston Celtics. Walton passou suas últimas duas temporadas em Boston, onde conquistou um título em 1986 e foi nomeado o Sexto Homem do Ano da NBA. Naquela temporada, ele teve médias de 7.6 pontos e 6.8 rebotes em cerca de 20 minutos por jogo. Ele foi uma peça importante no elenco do Celtics no ano seguinte, quando voltou às finais.

Depois de anunciar a aposentadoria das quadras, Walton começou sua carreira como comentarista na ESPN, deixando um legano nas transmissões esportivas com seu jeito único.

Próximo jogo das finais da NBA

Com a melhor campanha da temporada regular da NBA, o Boston Celtics tem a vantagem de jogar os dois primeiros jogos em casa, no TD Garden.

A próxima partida da grande decisão acontece no domingo (9), a partir das 21h (de Brasília).

LEIA MAIS:

+ Finais da NBA: em retorno triunfal, Porzingis vence duelo contra Doncic no Jogo 1
+ Heróis do passado: conheça os campeões da NBA que vão estar em quadra
+ Finais da NBA: Uma “lei do ex” vai ganhar o título nesta temporada

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".