Ser campeão da NBA é um feito monumental, que é conquistado por meio de uma dura jornada que exige talento excepcional e uma mente inquebrável dos jogadores, treinadores e comissão técnica que conseguem atingir este objetivo. A temporada regular e as fases decisivas são verdadeiras provas de resistências físicas e mentais e qualquer pequeno detalhe poderá influenciar em todo um planejamento.
Ao longo da história muitos grandes jogadores conseguiram gravar o seu nome para sempre na história da competição e, no duelo entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, alguns atletas já sentiram o sabor de conquistar o título da NBA em pelo menos uma oportunidade.
FINALS GAME DAY pic.twitter.com/K6nwlacy8f
— Boston Celtics (@celtics) June 6, 2024
Além disto, o confronto entre os times poderá fazer com que os Celtics conquistem a competição após mais 15 anos, enquanto os Mavericks não celebram uma conquista da NBA deste 2011. O duelo também será importante para alguns nomes, que conquistaram o torneio por outros times ao longo dos últimos anos.
There’s only one thing in the way now. Let’s get it. @chime @PatrickMahomes // #OneForDallas #MFFL pic.twitter.com/0P49O2yycQ
— Dallas Mavericks (@dallasmavs) June 6, 2024
Atletas de ambas as equipes têm a chance de voltar a conquistar a NBA
Nos Celtics, favorito para conquistar a competição, o único jogador que já chegou a conquistar a competição em pelo menos uma oportunidade foi o experiente Jrue Holiday, que na temporada de 2020/21 foi campeão com o Milwaukee Bucks. Indo para o seu primeiro ano nos Celtics, o jogador já pode conquistar novamente a NBA.
Já os Mavericks, azarões dos confrontos, contam com Kyrie Irving e Markieff Morris como vencedores da NBA, em pelo menos uma oportunidade. Irving esteve no time campeão do Cleveland Cavaliers, que conquistou a NBA na temporada de 2015/16, enquanto Morris ganhou em 2019/20, com o Los Angeles Lakers, ano em que LeBron James foi eleito o MVP das finais.
Irving e Morris que tem também a oportunidade de se juntar a grandes lendas, como Pau Gasol, vencedor em 2009 e 2010 com o Los Angeles Lakers, Kevin Durant, que ganhou nas temporadas de 2017/18 com o Golden State Warriors, Kawhi Leonard que também venceu com o San Antonio Spurs em 2014 e 2019 com o Toronto Raptors, que venceram o torneio em duas oportunidades na história.