Aos 39 anos de idade, Andre Iguodala foi um dos jogadores mais importantes do Golden State Warriors nos últimos anos. Recém aposentado, o ala/armador não irá ficar muito tempo longe da NBA e já está sendo cotado para assumir um importante papel na competição, só que desta vez distante das quadras.
Segundo o jornalista Scham Charania, o ex-jogador deve ser nomeado novo diretor executivo da National Basketball Players Association, uma associação que cuida dos interesses de ex-jogadores e jogadores da NBA.
Just In: Four-time NBA champion Andre Iguodala is expected to be named the new executive director of the National Basketball Players Association, replacing Tamika Tremaglio who is stepping down, sources tell @TheAthletic @Stadium. pic.twitter.com/FMuIHnTvtB
— Shams Charania (@ShamsCharania) November 9, 2023
O cargo atualmente pertencia a Tamika Tremaglio, advogada norte-americana. Se a informação for confirmada, a NBPA terá no cargo de diretor executivo um ex-jogador da NBA, algo que não acontece desde 1996, quando Alex English, ex-jogador de Milwaukee Bucks, Indiana Pacers, Denver Nuggets e Dallas Mavericks ocupou o cargo.
Entidade volta a ter um ex-jogador da NBA
Antes de Tremaglio, a NBPA foi comandada sete anos pela também advogada Michelle Roberts. Antes disto, Billy Hunter, já tinha ficado 17 anos no cargo. Hunter que apesar da sua ligação com o basquete, é ex-jogador da NFL, com passagens por Miami Dolphins e Washigton Redskins, atualmente Washigton Commanders.
Até o momento a única novidade é a provável entrada de Iguodala no cargo de diretor executivo da entidade. CJ McCollum segue sendo presidente. Kyrie Irving, que ocupava o cargo de vice-presidente, não deve ficar, mas ainda não foi decidido quem irá ficar no seu lugar.
Carreira de Andre Iguodala na NBA
Em 2004 o ala/armador foi draftado pelo Philadelphia 76ers, onde permaneceu por oito anos. No ano de 2012 foi para o Denver Nuggets, onde pouco atuou e foi na temporada seguinte encaminhado para o Golden State Warriors, onde recuperou seus melhores momentos. A primeira passagem pelo GSW durou seis anos e logo depois Andre Iguodala foi para o Miami Heat, onde ficou apenas um ano, retornando em seguida para os Warriors, onde encerrou sua carreira.
Eleito MVP em 2015, Andre Iguodala ganhou a NBA em 2015, 2017,2018 e 2022.