NBA Playoffs: 76ers superam jogo ruim de Harden e abrem 2 a 0 contra Nets

Pedro Rubens Santos | 17/04/2023 - 22:58

Depois da vitória na primeira partida da série, no sábado (15/04), o Philadelphia 76ers recebeu novamente o Brooklyn Nets, agora para o Jogo 2 da primeira fase dos playoffs da NBA, no Wells Fargo Center.

Os Sixers repetiram o resultado e venceram a segunda, mas o desempenho não foi dominante como o do jogo de abertura. Equilibrado, o confronto foi decidido somente no último quarto. O placar final ficou em 96 a 84.

O cestinha de Philadelphia foi Tyrese Maxey, que anotou 33 pontos com quatro cestas do perímetro. Joel Embiid registrou mais um duplo-duplo (20 pontos e 19 rebotes).

VEJA TAMBÉM

+ ‘Papai’ LeBron revela segredo de como tirar o melhor de seus companheiros

++ Paul George revela o que ninguém vê em Westbrook: ‘Todos ignoram isso’

James Harden teve uma noite infeliz, na qual converteu somente 25% das bolas de três, e terminou com modestos oito pontos.

Do lado dos Nets, Cameron Johnson teve um jogo memorável, apesar da derrota. Foram 28 pontos para o ala — 22 deles na primeira etapa.

O próximo compromisso, marcado para a quinta-feira (20), às 20h30, em Nova York, já ganha ares de vida ou morte para os Nets. Jogando em casa, o time precisa da vitória para salvar a série e se manter com chances reais de classificação.

O jogo

O começo do confronto não lembrou em nada o jogo de sábado, quando os Sixers dominaram com facilidade. Mesmo com um monólogo de rebotes de Joel Embiid (15 só no primeiro tempo), foram os Nets que tiveram a liderança na primeira metade: 49 a 44.

O bom aproveitamento em bolas do perímetro ajudou a construir a vantagem de Brooklyn antes do intervalo.

Cameron Johnson acertou quatro delas, e Dorian Finney-Smith colocou mais duas lá dentro só no primeiro tempo.

Os Sixers, por outro lado, não repetiam a boa apresentação do jogo 1 e acumularam 11 turnovers na metade inicial da partida, oito deles da dupla Joel Embiid e James Harden.

O ‘Barba’, inclusive, foi para o vestiário na metade do tempo com apenas dois pontos marcados após converter 1/6 em arremessos de quadra.

Nas costas de Johnson, que terminou o primeiro tempo com 22 pontos, o time visitante conseguiu construir uma liderança sólida e diminuir a empolgação da torcida na Philadelphia. Destaque para sua enterrada sensacional na cabeça de Embiid.

Segundo tempo

A reação dos mandantes foi rápida, e em menos de quatro minutos a liderança já havia mudado de mãos.

No embalo da virada, Harden conseguiu converter sua primeira bola de três pontos na noite, mas seguiu discreto durante o terceiro quarto.

O renascimento ofensivo dos Sixers foi um oferecimento, especialmente, de Tobias Harris e Tyrese Maxey. A dupla combinou para 17 pontos no período logo depois do intervalo.

Um fato frequente na partida foram os tocos do 76ers — Embiid, com três, e De’Anthony Melton, com dois, negaram repetidas vezes as ações dos Nets no garrafão.

A superioridade de Philadelphia após a pausa igualou a partida, que seguiu aberta e disputada até o último quarto. No período derradeiro, porém, os mandantes conseguiram se impor e assegurar o resultado positivo.

Como conclusão, o susto inicial não passou disso, e os Sixers aproveitaram o mando de quadra para abrir 2-0 na série e colocar Brooklyn em situação delicada. Com mais duas vitórias, Embiid e companhia avançarão para a próxima fase.

Já os Nets precisam de quatro triunfos e só podem se dar ao luxo de perder mais um duelo. Caso contrário, estarão eliminados.