Dono da segunda pior campanha da temporada 2023-24 da NBA, o Washington Wizards resolveu dar um novo destino para o treinador principal Wes Unseld —fora da comissão técnica.
De acordo com informações de Shams Charania, jornalista do The Athletic, o técnico agora fará parte da equipe de front office, que cuida das principais negociações da franquia, como trovas e contratação de novas peças.
Com isso, Unseld não fará mais parte da comissão técnica dos Wizards. O cargo de treinador principal, inclusive, ainda não tem nenhum novo nome definido, e a franquia só irá atrás disso na offseason. Brian Keefe, um dos assistentes técnicos, foi designado para assumir a função de forma interina até o fim da atual temporada.
Wes chegou à franquia de Washington em 1968, como jogador, quando o nome ainda era “Bullets”, permanecendo até 1981, quando se aposentou das quadras. Ele foi campeão com a equipe na temporada 1977-78.
No ano seguinte, o então ex-jogador foi contratado para um cargo de diretoria na equipe, assumindo a vice-presidência até 1988, quando virou treinador principal. Unseld, no entanto, renunciou ao cargo seis anos mais tarde, após um recorde negativo de 202 vitórias e 345 derrotas.
Dois anos mais tarde, o ex-treinador se tornou o gerente geral de operações da franquia, permanecendo no cargo durante sete anos —nesse período, ele conduziu a equipe aos playoffs uma única vez, deixando a função em 2003.
Quase 10 anos depois, Wes Unseld voltou aos Wizards novamente com a função de treinador principal; desde então, foram 77 vitórias e 130 derrotas, sem nenhuma classificação para a pós-temporada.
No ano passado, sob o comando de Wes, o time da capital terminou a temporada regular na 12ª colocação da Conferência Leste, com a campanha negativa de 35 vitórias e 47 derrotas.
A temporada dos Wizards
O Washington Wizards atualmente é o dono da segunda pior campanha da temporada na NBA, com 36 derrotas e apenas sete vitórias, à frente apenas do Detroit Pistons, que acumula cinco resultados positivos.
A franquia da capital, ainda que na vice-lanterna da Conferência Leste, tem uma campanha pior até mesmo que a do San Antonio Spurs, que é o último colocado no Oeste, com uma vitória a mais.
Durante a offseason, o fornt office abriu mão de seu principal jogador, Bradley Beal, que sofreu com lesões ao longo do último ano e disputou apenas 50 das 82 partidas de temporada regular.
Com a saída de Beal, aconteceu a chegada de Jordan Poole, campeão da NBA com o Golden State Warriors em 2022. A pouca experiência do jogador de 24 anos, no entanto, não tem sido suficiente para uma campanha bem-sucedida até aqui.