Sem querer, o Vasco pode ter tido uma grande influência no início de temporada da MLS. Uma negociação fracassada no começo do ano está abrindo caminho para o FC Cincinnati liderar de forma disparada a competição.
Em janeiro, a rádio Band News informou o oferecimento do meia-atacante argentino Luciano Acosta ao time carioca. O jogador pertence ao Cincinnati e teve seu nome especulado no futebol brasileiro como possível reforço do Gigante da Colina.
No fim das contas, o negócio não foi para a frente, e o atleta permaneceu nos Estados Unidos. O Vasco fez outras contratações e montou praticamente um time novo para a temporada, mas encara um momento difícil: em oito jogos no Brasileirão, tem apenas uma vitória e ocupa a 18ª e antepenúltima colocação.
VEJA TAMBÉM
+ Beckham demite amigo antes de possível chegada de Messi na MLS
++ Messi de volta ao Barça? Operação passa pela MLS, afirma jornal francês
+++ LA Galaxy, time de Douglas Costa, afunda em crise e demite presidente
Enquanto isso, Acosta vive grande fase na MLS. Com seis gols marcados, o argentino é o principal nome do líder do torneio.
Quem é Luciano Acosta
Meia-atacante argentino revelado pelo Boca Juniors, Acosta também passou pelo Estudiantes em seu país natal. Fora da América do Sul, jogou pelo Atlas, do México, e DC United e Cincinnati, ambos da MLS.
Ele foi negociado com sua equipe atual em 2021. Segundo o site especializado Transfermarkt, o Cincinnati pagou 2,7 milhões de euros (R$ 14,6 milhões na cotação atual) para contratá-lo junto ao Atlas. Ainda de acordo com o portal, seu valor de mercado hoje corresponde a 4,5 milhões de euros (R$ 24,3 milhões).
O argentino tem semelhanças com o ídolo do país Lionel Messi. Ambos nasceram na cidade de Rosário e não tem uma grande estatura. Conhecido como ‘Pulga’, Messi tem 1,70m, mas Acosta é ainda menor: 1,60m.
Nesta temporada, desde a negociação frustrada com o Vasco, o astro do Cincinnati tem seis gols e três assistências em 14 partidas e é o artilheiro da equipe que lidera a MLS com folga. São 36 pontos somados, com 11 vitórias e apenas uma derrota, e oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Nashville.
Na última quarta-feira (31), o Cincinnati venceu o NY City por 3 a 1 fora de casa. O primeiro gol do confronto foi de autoria de Acosta. Inclusive, a data marcou o aniversário de 29 anos do atleta, que comemorou com um golaço no ângulo.
Nos últimos cinco jogos pela MLS, foram cinco vitórias com cinco gols do astro.
Luciano Acosta curls one to the top corner on his 29th birthday. 😍🎁@fccincinnati take the lead on the road. pic.twitter.com/DQhFU0wmCK
— Major League Soccer (@MLS) June 1, 2023