MLS revela resultados de nova regra ‘anticera’ implementada na 10ª rodada

André Merice | 26/04/2024 - 10:57

A Major League Soccer (MLS) comemorou o êxito da implementação da regra ‘anticera’ durante as substituições, revelando que nenhum incidente foi registrado durante a 10ª rodada da competição.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a liga de futebol norte-americana detalhou a nova regulamentação, anunciada no ano anterior e que entrou em vigor recentemente.

Resultados da regra ‘anticera’ implementada pela MLS

A regra ‘anticera’ estabelece um limite de dez segundos para que um jogador deixe o campo durante uma substituição. Caso esse prazo seja excedido, a equipe recebe uma punição. A punição consiste em manter o jogador substituto aguardando fora do campo por um minuto ou até que a bola esteja fora de jogo.

Durante a primeira rodada de testes da regra, que contou com 114 substituições, a MLS reportou que nenhum incidente foi registrado, demonstrando uma implementação bem-sucedida.

– A regra da Substituição Cronometrada, uma inovação esportiva da MLS que obriga os jogadores a saírem do campo dentro de 10 segundos durante uma substituição, foi implementada pela primeira vez na 10ª rodada. Das 114 substituições no fim de semana passado, não houve nenhuma violação oficial desta regra – afirmou a MLS, em seu perfil oficial.

Uma nova norma foi estabelecida para agilizar o ritmo do jogo em relação às faltas. Agora, quando um jogador for derrubado e precisar de atendimento após uma falta, ele só poderá permanecer no chão por até 15 segundos. Se esse limite for ultrapassado, o árbitro interromperá o jogo para que os médicos possam entrar em campo. Além disso, os tratamentos médicos serão realizados fora das quatro linhas.

Depois do atendimento, o jogador será levado para fora do campo e deverá aguardar pelo menos dois minutos antes de poder retornar, a menos que se trate de situações graves, infrações puníveis com cartão (amarelo ou vermelho) ou questões envolvendo o goleiro.

Em casos de choque de cabeça, após o atendimento fora do campo, os jogadores só poderão voltar juntos ao campo. Assim, nenhuma equipe ficará com um jogador a menos em campo.

LEIA MAIS:

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".