Faltando pouco mais de dois meses para o início da temporada 2024 da MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos divulgou uma série de novidades nas regras gerais da competição. Agora, as situações normais de jogo serão acompanhadas por uma série de normas de condutas que os atletas precisaram seguir.
Chamadas de “iniciativas de competitividade”, as regras vão desde ao tempo preestabelecido para as substituições ao tempo que o jogador pode permanecer no chão sem que precise se retirar do campo após sofrer uma falta. Segundo o conselho de proprietários da MLS, “as iniciativas aprovadas priorizam a saúde e a segurança dos jogadores, evoluindo o jogo e ao mesmo tempo mantendo a integridade da competição”.
LEIA MAIS
+ Inter Miami anuncia amistoso e Messi vai reencontrar ‘velho conhecido’
++ Vai desistir? Luis Suárez fala sobre negócio com Inter Miami
10 segundos para sair de campo: novas regras da MLS para 2024 terá punição por “cera”
Uma das regras mais inusitadas para a próxima temporada promete acabar com um dos recursos mais usados pelos jogadores: a famosa “cera”. Para 2024, o regulamento da MLS agora estipula quanto tempo um jogador terá para sair do campo quando for substituído. Agora, os atletas terão no máximo 10 segundos para deixar o campo durante as substituições.
Caso exceda o tempo estipulado, o companheiro que irá substituí-lo terá que ficar aguardando 60 segundos até ser autorizado a entrar. O conselho da MLS garante que essa e outras mudanças visam “maximizar o tempo efetivo da partida”. Na nova regra, porém, há exceções. Em casos de substituição do goleiro ou de um jogador lesionado, os 10 segundos não serão considerados.
Outra regra criada para “economizar” o tempo do jogo diz respeito aos lances faltosos. Sempre que um jogador cair no chão depois de sofrer uma falta ele poderá permanecer por, no máximo, 15 segundos. Caso ultrapasse o tempo estipulado, o árbitro do jogo irá pausar a partida e permitir a entrada dos médicos. A partir de agora todos os atendimentos médicos serão feitos fora das quatro linhas
Após o atendimento, o jogador será retirado do gramado e terá que esperar, pelo menos, 2 minutos até receber a autorização de retornar ao gramado, com exceção dos casos graves, lances de cartão (amarelo ou vermelho) e situações que envolvam o goleiro.
Para os casos de choque de cabeça entre dois jogadores, após o atendimento fora do gramado e a liberação dos médicos dos clubes, os jogadores só poderão retornar juntos. Ou seja, nada de uma equipe ficar com um homem a menos em campo.
Confira as novas regras anti-cera da MLS para a temporada 2024
- Tratamento fora de campo
- Substituição cronometrada
- Anúncios do VAR para todo o estádio
- Jogadores envolvidos em lesão na cabeça só podem retornar juntos ao campo.