Makhachev finaliza Poirier, mantem cinturão peso-leve e ‘salva’ UFC 302

Paola Zanon | 02/06/2024 - 02:20

Islam Makhachev venceu Dustin Poirier por finalização no UFC 302, na noite deste sábado (1º), e manteve o cinturão da categoria peso-leve, chegando a 14 vitórias seguidas.

Os primeiros segundos da luta principal da noite já foi mais empolgante do que todas as 11 lutas que aconteceram antes desta no Prudential Center, com Makhachev partindo para cima de Poirier sem medo de baixar a guarda e conseguindo uma queda após os golpes.

No chão, o russo conseguiu imobilizar o norte-americano e disparar diversos socos contra a cabeça dele e até impedindo-o de respirar em alguns momentos com as mãos em seu rosto. Na reta final do primeiro round, enquanto Dustin tentava se defender, Islam conseguiu encaixar um triângulo, mas não finalizou.

O defensor do cinturão peso-leve manteve o mesmo nível de agressividade no segundo assalto, agarrando as pernas do desafiante logo de cara, mas não conseguiu manter, e a luta voltou para a vertical. Na trocação, o russo se manteve dominante e em busca de uma finalização, finalizando a etapa em cima dele no chão.

O cenário se manteve quase o mesmo no terceiro assalto, com uma agressividade ainda maior de Islam, que fez Dustin sangrar no chão. O norte-americano, no entanto, mostrou boa resistência e foi para cima do adversário, apesar do cansaço.

O ritmo se manteve intenso no quarto round, com o russo mais uma vez querendo uma finalização —que não chegou nem perto de acontecer, diante das boas defesas de Poirier. A luta, então, se encaminhou para o quinto e último assalto.

Frustrado, Makhachev foi com mais vontade ainda para cima do desafiante e finalmente conseguiu a finalização antes do fim do quinto round, após levá-lo ao chão e encaixar um triângulo. O russo chegou à sua 14ª vitória seguida no UFC.

Vitória de Makhachev ‘salva’ UFC 302

Empolgante e intensa do primeiro ao quinto round, a luta entre Makhachev e Poirier acabou salvando o UFC 302 do marasmo. O evento contou com 12 lutas, mas não teve nenhum nocaute.

Além do duelo principal, apenas outras duas lutas não chegaram a passar do primeiro round: a vitória de Jailton Almeida, o Malhadinho, sobre Alexandr Romanov, que terminou com uma finalização para o brasileiro no card preliminar, e o triunfo de Kevin Holland, que deslocou o braço de Michal Oleksiejczuk e também venceu por finalização, com um minuto e 34 segundos no card principal.

Os outros nove confrontos, sendo seis do card preliminar e três do principal, tiveram todos os rounds possíveis e foram para a decisão dos juízes.

Apesar de não terminar em nocaute, como esperado, a disputa pelo cinturão da categoria peso-leve acabou se tornando um bom final para uma noite que frustrou os fãs de MMA.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.