UFC 302: Malhadinho finaliza Romanov no 1º round e pede bônus e luta em Paris

Paola Zanon | 01/06/2024 - 23:01

O UFC 302 aconteceu na noite deste sábado (1º), no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, com Islam Makhachev e Dustin Poirier na luta principal pelo cinturão da categoria peso-leve.

O card preliminar contou com sete lutas ao todo, sendo que três delas tiveram representantes brasileiros: André Lima, o Mascote, que abriu o evento, Jailton Almeida, o Malhadinho, e Cesar Almeida, para fechar as lutas que antecedem o card principal.

Mascote se tornou o “queridinho” de Dana White, presidente da organização, depois de estrear no UFC com uma vitória por desqualificação ao levar uma mordida no bíceps. O brasileiro já havia conquistado a simpatia do manda-chuva com o triunfo e recebeu um bônus pela luta da noite no UFC Vegas 98.

Mas Dana se animou ainda mais com André ao ver que na mesma noite, ele tatuou a mordida em seu bíceps. O presidente, então, decidiu aumentar o bônus para US$ 50 mil (R$ 263 mil, na cotação atual).

UFC 302: André Mascote mantem invencibilidade

Depois de sua estreia com vitória por desqualificação, André Lima derrotou o estreante Mitch Raposo no UFC 302 por decisão dividida dos juízes pela categoria peso-mosca.

A luta começou com os dois atletas apostando nas fintas, até que Lima deu o primeiro golpe, e o duelo partiu para a trocação com boa vantagem para o brasileiro, que levou o primeiro round.

O novato apresentou uma melhora significativa no segundo assalto, o que fez com que a luta ficasse bastante equilibrada, até que Raposo conseguiu levar Mascote ao chão, mas o paulista logo conseguiu se levantar. Pela queda, quem levou a melhor desta vez foi Mitch.

A decisão ficou para o terceiro round, que já começou com o mesmo equilíbrio do anterior, com André aumentando a agressividade a cada golpe e chute, crescendo principalmente com jabs de esquerda. Os juízes laterais discordaram sobre quem levou a melhor, e o brasileiro venceu na decisão dividida.

Como Mascote não bateu o peso da categoria, ultrapassando por 1,8 quilos, ele terá que pagar 30% do valor que receber pela vitória no UFC 302 como multa para o Ultimate. O brasileiro pediu desculpas por estar acima do peso e afirmou que levará isso como lição para a próxima luta.

Malhadinho finaliza Romanov no UFC 302

Jailton Almeida venceu Alexandr Romanov por finalização na categoria peso-pesado. Em apenas 20 segundos de luta, Malhadinho conseguiu levar Romanov ao chão, mantendo-o assim durante pouco mais de um minuto, sem golpes.

Quando o moldovo tentou sair da montada do baiano, Jailton conseguiu imobilizá-lo novamente com uma gravata, ainda no chão. Na sequência, Alexandr até conseguiu se levantar, mas Malhadinho não saiu de cima dele e conseguiu finalizá-lo ainda no primeiro round. Essa foi a primeira derrota por finalização na carreira de Romanov.

Ao fim da luta, o brasileiro pediu para enfrentar Mickey Gall no UFC Paris, em 28 de setembro, e em um recado direto a Dana White, pediu o bônus da noite. Essa foi a primeira luta do UFC 302 que não chegou ao terceiro round.

No UFC 302, Cesar Almeida sofre sua primeira derrota

Na última luta do card preliminar do UFC 302, César Almeida perdeu para Roman Kopylov por decisão dividida dos juízes, pela categoria peso-médio, sofrendo sua primeira derrota na organização.

A luta já começou com trocação entre o brasileiro e o russo. Com chutes baixos, Cesinha conseguiu deixar Roman na defensiva, mas acabou escorregando e perdeu um pouco de foco, levando um golpe de direita e, na sequência, sofrendo duas quedas. Assim, Kopylove conseguiu reverter a vantagem para si.

O paulista conseguiu se recuperar para o segundo round, deixando a luta bem mais equilibrada. Quase na metade do assalto, Almeida conseguiu encaixar Roman em uma gravata enquanto era pressionado contra a grade. Na sequência, o duelo voltou para a trocação, até que Kopylov conseguiu a terceira queda para tentar controlar o tempo.

A definição ficou para o terceiro round; César se aproveitou do cansaço de Roman e conseguiu encurralá-lo com diversos golpes, mas acabou sendo derrubado pela quarta vez. Enquanto o russo tentava apenas manter a luta no chão, o brasileiro deu o máximo de golpes que conseguiu para pontuar e se soltar.

O juiz exigiu que a luta voltasse a ficar em pé, mas mais uma vez, o russo derrubou o paulista, e o cenário se repetiu até o fim do duelo. O russo acabou levando a melhor no UFC 302 por decisão dividida dos juízes.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.