Em um dos confrontos mais intrigantes do ano, o campeão dos leves Islam Makhachev terá um velho desafio na luta principal do UFC 294, na tarde deste sábado (21), no Etihad Center, em Abu Dhabi.
Makhachev iria enfrentar o brasileiro Charles do Bronx em uma revanche entre ambos, mas o ex-campeão acabou sofrendo uma lesão durante o treinamento e teve que ficar de fora do evento. Para o seu lugar, o UFC convocou o campeão peso pena Alexander Volkanovski para uma revanche entre os dois pela cinturão dos leves. Uma mudança radical de estilos entre adversários, que pode sim complicar a vida do campeão com tão pouco tempo para adaptação.
VEJA TAMBÉM:
++ Investigação contra McGregor por estupro nas Finais da NBA é encerrada
No primeiro confronto entre ambos, Volkanovski fez da vida de Makhachev um verdadeiro inferno durante cinco rounds e, de longe, foi o adversário mais complicado na trajetória do russo no UFC. Mesmo com a vitória de Islam por decisão unânime, o resultado acabou sendo contestado e considerado polêmico pelo equilíbrio do confronto – muitos consideraram que o australiano venceu o combate.
O segundo embate, no entanto, prevê um contexto completamente diferente para o desafiante. Com apenas duas semanas para preparação, Volkanovski mesmo admitiu que estava no “sofá” quando recebeu a ligação do UFC para disputar o cinturão dos leves pela segunda vez.
Mas afinal: como Alexander Volkanovski pode vencer Islam Makhachev? O Quinto Quarto te explica abaixo.
Conteúdo
Luta em pé: bases e estilos diferentes no UFC 294
Em uma simples comparação de estilos dos dois lutadores, é fácil afirmar que, sim, o estilo de Alexander Volkanovski oferece muito mais riscos à Islam Makhachev do que Charles Oliveira. Não por conta das individualidades de cada um, mas pelo encaixe referente ao jogo do campeão russo e os riscos que ele oferece no octógono.
Durante seu histórico reinado na categoria dos penas, Volkanovski mostrou em diversas oportunidades a sua capacidade de realizar ajustes durante a luta – algo que, curiosamente, não é muito comum. Diante do cenário complicado de duas semanas antes da luta e uma preparação mais física do que qualquer outro fator, Alexander já deixou bem claro qual será sua estratégia: finalizar a luta cedo, principalmente por nocaute.
Volkanovski, por exemplo, consegue lidar bem melhor com lutadores de base canhota do que a maioria dos lutadores. Com um estilo mais paciente, ele consegue fazer combinações que mudam a base para confundir o adversário, trocando os ângulos dos golpes de forma ortodoxa. Na primeira luta, o campeão australiano mostrou isso em diversas oportunidades que tornaram a vida de Islam um inferno. Basicamente: ele ameaça um cruzado de direita, finta, troca a base para a esquerda e entra com um gancho de esquerda, seja no queixo ou na linha de cintura.
CHAMP vs CHAMP, RUNNING IT BACK FOR THE STRAP 🏆@MakhachevMMA vs @AlexVolkanovski in a rematch for the lightweight title at #UFC294!!
[ Tomorrow at 2pmET / 11amPT on ESPN+ PPV | @InAbuDhabi | #InAbuDhabi | @VisitAbuDhabi ] pic.twitter.com/DJyasa0vYD
— UFC (@ufc) October 20, 2023
No entanto, é muito válido frisar que Makhachev usou jsutamente a luta contra Volkanovski para mostrar que vai muito além de ser um wrestler imponente e habilidoso. Com mais estatura e maior envergadura, Makhachev mostrou grande poder de nocaute ao balançar o desafiante em diversos momentos do confronto, especialmente na curta distância usando golpes diretos e joelhadas.
Ao longo do confronto, Makhachev mostrou ao mundo o motivo de estar invicto e de seguir somando nomes importantes ao seu curriculo. O russo começou a usar chutes com a perna esquerda em combinações, além de usar as joelhadas para conter os avanços de Volkanovski quando o mesmo tentava diminuir a distância. De quebra, a diferença física mostrou que seu queixo consegue absorver os melhores golpes do australiano, mas que ele consegue fazer um estrago com seus golpes no adversário.
Luta agarrada: a chave para a vitória no UFC 294
O primeiro confronto entre os dois também evidenciou qual, de fato, será a principal chave para uma vitória de Volkanovski no UFC 294: a luta agarrada.
Sem a preparação física ideal para o confronto pelo pouco tempo de preparação, Volkanovski mostrou na primeira luta uma defesa de quedas afiada, como sempre, mas que acabou cedendo graças a superioridade de força física do russo. Das quatro quedas entre as nove tentativas, todas foram baseadas no chain wrestling, ou seja, no uso do clinch e com posições de curta distância para derrubar na base da força – um marco do Sambo, especialidade do russo de 31 anos de idade.

O objetivo de Makhachev com seu jogo de quedas foi claro: pegar as costas de Volkanovski em busca de uma finalização. Excelente no controle posicional e transições no jiu-jítsu, Islam conseguiu pegar as costas de Volkanovski e quase conseguiu encaixar o mata-leão, mas o campeão dos penas usou sua experiência para escapar. Numa situação em que seu cardio deve estar bem mais preparado do que seu adversário para uma luta de cinco rounds, o russo certamente deve não só repetir a estratégia, mas como deve potencializar a ideia de derrubar Alexander para cansá-lo.
Para vencer a luta, fazer história e conquistar o seu segundo cinturão no UFC, Alexander Volkanovski terá que fazer ajustes táticos para evitar ao máximo o forte jogo de grappling de Islam Makhachev. Basicamente, o australiano terá que evitar a luta agarrada à qualquer custo contra o russo, já que o primeiro embate mostrou que seu jogo de quedas ofensivo não é bom o suficiente para derrubá-lo: foram quatro tentativas mal sucedidas.
Quem deve vencer no UFC 294: Alexander Volkanovski ou Islam Makhachev?
Entre todos os lutadores que o UFC pode casar para um confronto na atualidade, Volkanovski e Makhachev protagonizam um dos melhores duelos técnicos e provaram isso no primeiro confronto com uma das melhores lutas dos últimos anos.
Em um contexto ideal, Volkanovski e Makhachev protagonizaram um intenso e emocionante duelo de cinco rounds, da mesma forma como ocorreu na luta principal do UFC 284. No entanto, o contexto atual não pode ser ignorado. O campeão dos leves teve seu adversário alterado com 15 dias de antecedência e isso muda muita coisa.
O mais realista de todos prevê que Volkanovski tente o nocaute nos primeiros rounds e consiga sufocar Makhachev, mas provavelmente não conseguirá a definição e terminará cansado. Deste ponto em diante, a luta agarrada e a ótima técnica do campeão deverá entrar em cena, colocando bastante pressão no australiando jogando por cima e no clinch. Logo, tudo prevê que o russo passe a dominar as ações a partir do terceiro round e consiga a vitória por pontos.