A Copa do Mundo de Basquetebol masculino chegou ao fim neste domingo (10). Alemanha venceu a Sérvia por 83 x 77, levando o título para casa. Com o fim da competição, os prêmios individuais começam a ser divulgados e Dillon Brooks, da seleção canadense, foi eleito o melhor defensor do torneio.
O ala do Houston Rockets tem um estilo de jogo intenso, mas não só com o físico, como também nas palavras. Conhecido pelo trash talk, Dillon é um dos jogadores mais odiados da NBA, por fãs e jogadores. A exemplo disto, o ala foi expulso da partida entre Canadá x Eslovenia por se envolver em provocações com Luka Doncic.
LEIA MAIS
+ Copa de Basquete: Canadá garante 3º lugar histórico sobre os EUA na prorrogação
+ + Letônia atropela Lituânia e fica com o 5° lugar na Copa do Mundo
O modo de agir dentro das quadras não agrada muito quem está no outro lado, sofrendo com provocações do jogador durante boa parte das partidas. Ainda assim, Brooks foi um dos defensores mais consistentes da Copa do Mundo FIBA. A publicação feita pela própria entidade em sua redes sociais conta com uma fala do jogador afirmando ser ‘ o melhor defensor de perímetro do torneio’.
“I'm the best perimeter defender in this tournament, in the world, in the NBA.” 🛡️
Dillon Brooks is the Best Defensive Player of #FIBAWC 💯
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 10, 2023
— Eu sou o melhor defensor de perímetro neste torneio, no mundo, na NBA […] – Disse Brooks.
Brooks em 2023 também teve um desafeto com o astro do Los Angeles Lakers, LeBron James. Causando uma das disputas mais interessantes de acompanhar na temporada da NBA.
Confira a linha cronológica do desentendimento de Dillon Brooks com LeBron James
Tudo começou na vitória dos Lakers sob o Memphis Grizzlies em janeiro de 2023. LeBron fez 23 pontos, mas teve um aproveitamento ruim em arremessos de quadra, convertendo oito dos 21 tentados, acertando apenas uma bola de três pontos em cinco tentativas.
Dillon garantiu que era o responsável pela “baixa” na atuação de James. Este foi o único encontro entre as franquias na temporada regular.
— Ele não quer ir para a esquerda. Eu estava fazendo ele ir para a esquerda o jogo todo. Ou ele parava, ou tinha que passar a bola. – Disse Brooks na coletiva de imprensa.
Posteriormente as equipes se encontraram nos playoffs, e James logo no jogo um fez 21 pontos na vitória dos Lakers. O clima vai esquentando no decorrer da série, e assim Brooks cutucou LeBron pela segunda vez publicamente.
— Não me importo, ele está velho – disse o ala, que falou ter sido chamado de “burro” por LeBron James após cometer a quarta falta no jogo dois .
Em seguida, disse que estava esperando que o clima esquentasse, mas não contava que seria tão cedo na série (no jogo dois).
— Eu estava esperando por isso, mas achei que seria no jogo quatro ou cinco — disse Brooks.
Dillon completou o comentário feito após o jogo dois dizendo que ‘não respeita ninguém até que faça 40 pontos’ contra o jogador.
– Ele queria falar alguma coisa, mas deveria ter começado antes. Eu cutuco ursos. Não respeito ninguém até que faça 40 pontos em mim – concluiu o ala.
A resposta de LeBron James a Dillon Brooks
Com a série empatada, o jogo três aconteceu na Crypto.com Arena, lar do Los Angeles Lakers. LeBron anotou 25 pontos e Dillon Brooks foi expulso no início do segundo tempo após acertar King James na virilha.
Após o jogo, LeBron disse que não tinha que provar nada ao jogador, ou a quem está assistindo. Só a vitória importava.
— Não provei nada. Estou fazendo isso há muito tempo. Nada foi provado. Só queríamos jogar bem e conseguir a vitória, não preciso provar nada – Disse o jogador na coletiva de imprensa pós vitória dos Lakers.
No crucial jogo quatro da série entre Grizzlies x Lakers, LeBron anotou 22 pontos, pegou 20 rebotes e teve uma das jogadas derradeiras do jogo. Se movimentando contra Brooks, LeBron fez exatamente o que Dillon Brooks queria: foi para a esquerda. Mas dessa vez o astro matou a bola, sofrendo um contato e foi para a linha de lance livre. Sacramentou a vitória por recepção de 117 x 111 na prorrogação.
Never forget when Dillon Brooks said LeBron doesn’t wanna go left. pic.twitter.com/DRHUDMaNfl
— LeBron History 🏀 (@bronhistory) April 25, 2023