As seleções que fizeram boas vítimas na Copa do Mundo FIBA de basquete em 2023, Letônia e Lituânia, se enfrentaram na disputa pelo 5° lugar no torneio. O jogo aconteceu em Manila, na Filipina, e a Letônia levou a melhor na partida, vencendo por 98 x 63.
LEIA MAIS
+NBA: Chris Paul pode ser titular no Golden State Warrirors
++Noah Lyles zomba da seleção estadunidense de basquete após derrota no mundial
Estatísticas páreas e resultados diferentes
No início da partida, os dois times estavam na mesma página. Ataques velozes, objetivos e consistentes, à medida em que o jogo avançava, a estamina foi se esgotando. As duas seleções foram as gratas surpresas do torneio, batendo em seleções teoricamente mais fortes em suas respectivas agendas. A Letônia fez de vítima a campeã mundial em 2019, Espanha. Enquanto a Lituânia assustou o mundo do basquete quando venceu os Estados Unidos.
Andrejs Grazulis making sure his exit from #FIBAWC will be one to remember ⏰#FIBAWC x #WinForLatvia 🇱🇻 pic.twitter.com/DuxHq2JkB0
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 9, 2023
Na primeira parte do jogo, os times foram para o vestiário com 11 pontos separando o empate. Lituânia tomou as rédeas da partida e deixou o placar em 49 x 38 antes do intervalo. Um dos destaques da Copa, Arturs Zargas, da Letônia, distribuiu 10 assistências em dois quartos. O jogador da Lituânia com mais assistências no intervalo da partida era Ignas Brazdeikis com três assistências.
Letônia acelerou o jogo nos momentos em que conseguiu, procurando sempre a bola do perímetro. Com habilidade o suficiente para jogar perto do aro também, o time agrediu a Lituânia em todos os níveis.
Dentro do garrafão a briga é diferente, com Jonas Valanciunas vencendo quase todas as disputas de segunda bola. Ainda assim, Davis Bertans e Jonas foram para o vestiário empatados em rebotes (5). Intensidade presente em todas as jogadas, a partida estava longe de estar decidida no intervalo.
Letônia imprimiu um ritmo acelerado e a Lituânia não aguentou
A ida ao vestiário para o intervalo do jogo fez mais bem à Letônia. Faltando pouco menos de seis minutos para o fim do terceiro quarto, a diferença era de 63 x 38 para Latvia. Acelerando contra-ataques, controlando o ritmo de jogo com a bola nas mãos, pontuando de todos os níveis da quadra, fez com que a Lituânia tivesse total controle da partida.
No fim do terceiro quarto, eram 30 pontos de diferença (77 x 47). Artur Zagars somou mais quatro assistências em um quarto. O jogador quebrou o recorde de mais assistências em um jogo na copa do mundo, totalizando 17 ao fim da partida.
Arturs Zagars.
17 assists.
The #FIBAWC assists record holder.
Still a Free Agent.#FIBAWC x #WinForAll pic.twitter.com/ugkl3K17QN— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 9, 2023
Por fim, as duas seleções se despediram do mundial de basquete, deixando boas impressões e alguns prospectos para as principais ligas de basquete do planeta.