Letônia atropela Lituânia e fica com o 5° lugar na Copa do Mundo

Marcelo Cartaxo | 09/09/2023 - 12:00

As seleções que fizeram boas vítimas na Copa do Mundo FIBA de basquete em 2023, Letônia e Lituânia, se enfrentaram na disputa pelo 5° lugar no torneio. O jogo aconteceu em Manila, na Filipina, e a Letônia levou a melhor na partida, vencendo por 98 x 63.

LEIA MAIS

+NBA: Chris Paul pode ser titular no Golden State Warrirors

++Noah Lyles zomba da seleção estadunidense de basquete após derrota no mundial

Estatísticas páreas e resultados diferentes

No início da partida, os dois times estavam na mesma página. Ataques velozes, objetivos e consistentes, à medida em que o jogo avançava, a estamina foi se esgotando. As duas seleções foram as gratas surpresas do torneio, batendo em seleções teoricamente mais fortes em suas respectivas agendas. A Letônia fez de vítima a campeã mundial em 2019, Espanha. Enquanto a Lituânia assustou o mundo do basquete quando venceu os Estados Unidos.

Na primeira parte do jogo, os times foram para o vestiário com 11 pontos separando o empate. Lituânia tomou as rédeas da partida e deixou o placar em 49 x 38 antes do intervalo. Um dos destaques da Copa, Arturs Zargas, da Letônia, distribuiu 10 assistências em dois quartos. O jogador da Lituânia com mais assistências no intervalo da partida era Ignas Brazdeikis com três assistências.

Letônia acelerou o jogo nos momentos em que conseguiu, procurando sempre a bola do perímetro. Com habilidade o suficiente para jogar perto do aro também, o time agrediu a Lituânia em todos os níveis.

Dentro do garrafão a briga é diferente, com Jonas Valanciunas vencendo quase todas as disputas de segunda bola. Ainda assim, Davis Bertans e Jonas foram para o vestiário empatados em rebotes (5). Intensidade presente em todas as jogadas, a partida estava longe de estar decidida no intervalo.

Letônia imprimiu um ritmo acelerado e a Lituânia não aguentou

A ida ao vestiário para o intervalo do jogo fez mais bem à Letônia. Faltando pouco menos de seis minutos para o fim do terceiro quarto, a diferença era de 63 x 38 para Latvia. Acelerando contra-ataques, controlando o ritmo de jogo com a bola nas mãos, pontuando de todos os níveis da quadra, fez com que a Lituânia tivesse total controle da partida.

No fim do terceiro quarto, eram 30 pontos de diferença (77 x 47). Artur Zagars somou mais quatro assistências em um quarto. O jogador quebrou o recorde de mais assistências em um jogo na copa do mundo, totalizando 17 ao fim da partida.

Por fim, as duas seleções se despediram do mundial de basquete, deixando boas impressões e alguns prospectos para as principais ligas de basquete do planeta.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.