Copa de Basquete: Canadá garante 3º lugar histórico sobre os EUA na prorrogação

Alice Tamashiro | 10/09/2023 - 09:27

Na madrugada deste domingo (10), Estados Unidos e Canadá se enfrentaram pela medalha de bronze da Copa do Mundo de Basquete, em Manila, na Filipinas.

Os canadenses começaram melhores, abrindo 8 a 0 no placar, enquanto os EUA foram mostrando uma reação ao longo do jogo, deixando as coisas mais equilibradas.

A reta final da partida foi marcada por uma bola de três de Mikal Bridges, que errou um lance livre, pegou o próprio rebote e empatou o placar em 111 a 111, a menos de um segundo para o fim, levando a disputa para a prorrogação.

No tempo extra, o Canadá dominou a quadra com Shai Gilgeous-Alexander e Dillon Brooks e venceu por 127 a 118.

EUA x Canadá: o jogo

A equipe canadense começou o jogo abrindo oito pontos de vantagem, enquanto os Estados Unidos, ao contrário dos últimos jogos, pareciam ainda não ter entrado em quadra, o que resultou em nove pontos de vantagem para o Canadá ao final do primeiro quarto.

No segundo período, o jogo ficou mais movimentado e equilibrado, com os Estados Unidos chegando até a virar o placar em alguns momentos. Mas o Canadá, mais uma vez, impôs sua superioridade e saiu para o intervalo com seis pontos a mais que os adversários.

O terceiro quarto seguiu o mesmo ritmo, com o time de Shai liderando o placar e abrindo a maior vantagem do jogo até então, com 11 pontos à frente.

Na reta final do jogo, os Estados Unidos deram uma corrida de 12 a 0, virando o placar e deixando o resultado completamente aberto durante todo o último período.

A reação estadunidense assustou os canadenses, que quase perderam o jogo nos segundos finais. Na linha dos três pontos, Mikal Bridges deixou tudo igual e levou a disputa para a prorrogação.

No tempo extra, o domínio voltou a ser do Canadá, que soube aproveitar melhor a bola e cometeu bem menos erros que os EUA, abrindo vantagem logo no início.

Um dos principais nomes da prorrogação foi Dillon Brooks, que teve um ótimo aproveitamento na linha de três e terminou a partida com 39 pontos, quatro rebotes e cinco assistências.

O resultado final foi de 127 a 118 para os canadenses, que conquistaram um terceiro lugar de forma histórica na Copa do Mundo de Basquete, enquanto os Estados Unidos deixaram o mundial sem nenhuma medalha.

LEIA TAMBÉM:

+ NFL: Onde assistir aos jogos da Semana 1?

++ NFL:  Los Angeles Rams coloca Copper Kupp no IR

Escrito por Alice Tamashiro
Alice chegou ao Quinto Quatro em 2021 e soma passagens por Futebol na Veia, Esportelândia e Rádio Outra Dimensão. Estudante de jornalismo no IESB e apaixonada pelo mundo esportivo desde 2008, seus esportes favoritos são o voleibol e o basquete.