Na madrugada deste domingo (10), Estados Unidos e Canadá se enfrentaram pela medalha de bronze da Copa do Mundo de Basquete, em Manila, na Filipinas.
Os canadenses começaram melhores, abrindo 8 a 0 no placar, enquanto os EUA foram mostrando uma reação ao longo do jogo, deixando as coisas mais equilibradas.
A reta final da partida foi marcada por uma bola de três de Mikal Bridges, que errou um lance livre, pegou o próprio rebote e empatou o placar em 111 a 111, a menos de um segundo para o fim, levando a disputa para a prorrogação.
No tempo extra, o Canadá dominou a quadra com Shai Gilgeous-Alexander e Dillon Brooks e venceu por 127 a 118.
The title of Canada's best men's team ever assembled, confirmed.
FIBA Men's Basketball World Cup 2023 bronze medallists.#FIBAWC | #WinForCanada | #OneTeam pic.twitter.com/dzDm7TFtqt
— Canada Basketball (@CanBball) September 10, 2023
EUA x Canadá: o jogo
A equipe canadense começou o jogo abrindo oito pontos de vantagem, enquanto os Estados Unidos, ao contrário dos últimos jogos, pareciam ainda não ter entrado em quadra, o que resultou em nove pontos de vantagem para o Canadá ao final do primeiro quarto.
No segundo período, o jogo ficou mais movimentado e equilibrado, com os Estados Unidos chegando até a virar o placar em alguns momentos. Mas o Canadá, mais uma vez, impôs sua superioridade e saiu para o intervalo com seis pontos a mais que os adversários.
O terceiro quarto seguiu o mesmo ritmo, com o time de Shai liderando o placar e abrindo a maior vantagem do jogo até então, com 11 pontos à frente.
Na reta final do jogo, os Estados Unidos deram uma corrida de 12 a 0, virando o placar e deixando o resultado completamente aberto durante todo o último período.
A reação estadunidense assustou os canadenses, que quase perderam o jogo nos segundos finais. Na linha dos três pontos, Mikal Bridges deixou tudo igual e levou a disputa para a prorrogação.
MIKAL BRIDGES LEVA O JOGO PARA A PRORROGAÇÃO DE UM JEITO INACREDITÁVEL.
OS EUA ESTÃO VIVOS!pic.twitter.com/MwC8UgeJ1y
— Coast to Coast Brasil | NBA (@brasilcoast2) September 10, 2023
No tempo extra, o domínio voltou a ser do Canadá, que soube aproveitar melhor a bola e cometeu bem menos erros que os EUA, abrindo vantagem logo no início.
Um dos principais nomes da prorrogação foi Dillon Brooks, que teve um ótimo aproveitamento na linha de três e terminou a partida com 39 pontos, quatro rebotes e cinco assistências.
TCL Player of the Game Dillon Brooks set a new points record in a medal game to tow third-place Canada to their first-ever medal 👏
📊 39 PTS | 5 AST | 4 REB | 7 3PM | 42 EFF#FIBAWC x #WinForCanada 🇨🇦 | #InspireGreatness pic.twitter.com/Og5wWPyHEG
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 10, 2023
O resultado final foi de 127 a 118 para os canadenses, que conquistaram um terceiro lugar de forma histórica na Copa do Mundo de Basquete, enquanto os Estados Unidos deixaram o mundial sem nenhuma medalha.
LEIA TAMBÉM: