A Copa do Mundo de Basquete chegou ao fim no último domingo (10) com diversas surpresas entre os jogadores da NBA que se destacaram.
A maior delas foi Dillon Brooks, que saiu com uma medalha de bronze pelo Canadá e recebeu o prêmio de melhor defensor do Mundial. Na NBA, o mais perto que ele chegou disso foi ficar no segundo melhor time de defensores da temporada de 2022-23.
Dillon Brooks in his I-just-want-to-watch-the-world-burn mode.#FIBAWC x #WinForAll pic.twitter.com/aEsLX51jy4
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 6, 2023
O que não foi nenhuma surpresa foi o fato de só jogadores da liga dos Estados Unidos fazerem parte do All-Team que a FIBA formou para o Mundial deste ano.
O elenco principal foi composto por Dennis Schroder, da seleção alemã; Shai Gilgeous-Alexander, da seleção canadense; Anthony Edwards, da seleção estadunidense; Bogdan Bogdanovic, da seleção sérvia; e Luka Doncic, da seleção eslovena.
Luka sinks his first shot and Manila goes NUTS 🔥#FIBAWC x #WinForSlovenia 🇸🇮 pic.twitter.com/D7Q6CI6YkB
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 6, 2023
De fato, todos esses jogadores foram essenciais no caminho de suas seleções, principalmente Schroder, que foi campeão pela Alemanha e disputará a próxima temporada da NBA pelo Toronto Raptors. O alemão ainda foi eleito MVP das finais da Copa do Mundo de Basquete.
DENNIS SCHRÖDER! CLUTCH 🗡️#FIBAWC pic.twitter.com/EdvXcpUhVL
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 10, 2023
Destaques ‘esquecidos’ na NBA
Os nomes do All-Team do Mundial, de fato, não surpreenderam nem um pouco os fãs de basquete, mas alguns outros jogadores da NBA, assim como Dillon Brooks, também surpreenderam ao se destacarem por suas seleções.
Pela Itália, o principal nome foi Simone Fontecchio, que atua no Utah Jazz e não teve grande visibilidade na temporada passada, sobretudo por não ter ido aos playoffs.
O lituano Jonas Valanciunas, que defende o New Orleans Pelicans na NBA, também se destacou ao longo do Mundial, mas assim como Fontecchio, não é tão popular assim na liga dos Estados Unidos.
O nome mais popular entre os destaques que surpreenderam na Copa de Basquete foi Franz Wagner, que atua pelo Orlando Magic na NBA. O ala-armador foi o principal nome da Alemanha ao lado de Schroder para garantir a conquista do título.
Will Germany hold on to their lead? 🇩🇪
Catch the fourth quarter of the #FIBAWC Final on Sportsnet + SN NOW! pic.twitter.com/Uss8Q9bLBB
— Sportsnet (@Sportsnet) September 10, 2023