Copa de Basquete: Alemanha supera Sérvia na final e conquista título inédito

Paola Zanon | 10/09/2023 - 12:10

A Alemanha superou a Sérvia na final da Copa do Mundo de Basquete durante a manhã deste domingo (10) e se consagrou campeã mundial, um título até então inédito para o país.

O placar final foi de 83 a 77 para os alemães, que conseguiram contornar o jogo equilibrado e abriram uma boa vantagem sobre os sérvios no terceiro quarto.

Alemanha x Sérvia

O jogo começou bastante equilibrado, com as duas seleções atacando e defendendo muito bem, além de cometerem poucas faltas ao longo do primeiro quarto. A Sérvia encerrou o período com uma vantagem de apenas três pontos.

No segundo quarto, o jogo seguiu balanceado e com belas atuações de Nikola Jovic, do Miami Heat, e Dennis Schroder, recentemente trocado do Los Angeles Lakers para o Toronto Raptors. Na saída para o intervalo, o placar estava empatado em 47 pontos.

As coisas começaram a mudar no terceiro quarto, que começou bastante truncado pelas boas defesas dos dois lados da quadra. Em quatro minutos, cada seleção havia marcado apenas quatro pontos.

A Alemanha, então, começou a se impor sobre a Sérvia e conseguiu abrir uma vantagem de 12 pontos, enquanto os sérvios marcaram apenas seis em todo o período.

Apesar disso, o último quarto ainda não estava garantido. Os sérvios apertaram os alemães e, na reta final, a menos de um minuto, conseguiram reduzir a desvantagem para apenas dois pontos.

A Alemanha, no entanto, esboçou uma rápida reação com Dennis Schroder e conseguiu, enfim, voltar a abrir uma vantagem um pouco maior no placar para se consagrar campeã mundial pela primeira vez.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.