Uma das maiores franquias da história não só da NBA, mas de todos os esportes do mundo, o Boston Celtics é sinônimo de tradição, sucesso e títulos. E, claro, grandes jogadores que impactaram e mudaram o jogo ao longo das décadas.
Com 17 títulos em sua história na NBA, o Boston Celtics divide o posto de franquia com mais conquistas na liga com seu maior rival Los Angeles Lakers no topo. Agora, o time tem a oportunidade de voltar ao topo, já que a equipe disputa as finais da NBA com o Dallas Mavericks e o Jogo 2 da série acontece neste domingo (09).
Por isso, o Quinto Quarto resolveu listar os cinco grandes nomes da rica e gloriosa história do Boston Celtics na NBA. Confira!
5) Bob Cousy
O basquete jogado na década de 50 era completamente diferente do que vemos atualmente e nos últimos anos. No entanto, não podemos diminuir os feitos daqueles que pavimentaram o caminho para as estrelas globais. Até porque antes de Stephen Curry e Magic Johnson, por exemplo, existiu Bob Cousy que definiu a função de um armador.
Indicado por muitos como o primeiro grande armador da NBA, Bob Cousy fez história com a camisa do Boston Celtics na liga. Ao todo, foram 13 indicações de All-Star e seis títulos, além de ter liderado a estatística de assistências por oito anos. De quebra, foi eleito MVP em 1956-57.
4) Paul Pierce
Possivelmente o maior ídolo da geração moderna de torcedores do Boston Celtics, o extrovertido ala Paul Pierce foi o pilar do único título dos Celtics no século atual e, de quebra, um ícone entre os fãs da franquia verde.
Conhecido por seu estilo mais físico e por ser um pontuador de elite, Paul Pierce se destacou mais nas cestas de três pontos, se tornando o maior pontuador da linha de três na história do Boston Celtics ao superar o recorde de Larry Bird. De quebra, ele também ostenta o recorde de mais roubadas de bola na franquia.
Seu maior feito foi na temporada de 2008, encerrando a seca de 22 anos desde o último título ao lado de Kevin Garnett e Ray Allen para derrotar o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant nas finais da NBA.
3) John Havlicek
Hoje seria aniversário de John Havlicek. Dono de um dos roubos de bola mais icônicos e importantes da história da NBA, figura entre os grandes ídolos do Boston Celtics. Completo, consistente e decisivo. Vida longa ao Hondo! pic.twitter.com/q7Jgi6vtwX
— Na Era do Garrafão (@naeradogarrafao) April 8, 2021
Um dos grandes responsáveis pela dinastia do Boston Celtics, John Havlicek sempre se destacou pela capacidade de ser decisivo em quadra e um líder fora dela.
Em 16 temporadas atuando pelo Boston Celtics, Havlicek conquistou oito títulos e foi eleito como NBA All-Star em quatro oportunidades. De quebra, ele se tornou o primeiro jogador na história da liga a superar a marca de 1.000 pontos na temporada por 16 anos consecutivos.
2) Larry Bird
Ícone do basquete dos anos 80, o ala Larry Bird é um nome que todo fã da NBA reconhece e elogia com enorme facilidade.
Eleito 12 vezes como All-Star, tricampeão da NBA com os Celtics, três vezes eleito como MVP e duas vezes eleito MVP das finais – o jogador de Boston com mais indicações na história da franquia. De quebra, grande responsável pela rivalidade individual com Magic Johnson e com o Los Angeles Lakers, a maior na história do esporte.
Força dominante na década de 1980, Bird se tornou um dos maiores pontuadores da história dos Celtics, jamais ficando abaixo da porcentagem dos 45% nos arremessos durante uma temporada.
1) Bill Russell
Rest in peace, Bill Russell. ❤️ pic.twitter.com/53MmShEk8p
— The Players' Tribune (@PlayersTribune) July 31, 2022
O grande percursor do basquete nos Estados Unidos e no Boston Celtics tem nome, sobrenome e história: Bill Russell.
Seus feitos falam por si só. 11 títulos com o Boston Celtics, cinco MVP’s na NBA, 12 vezes eleito como All-Star, 11 vezes All-NBA e campeão tanto como jogador e treinador. Além disso, ele dá o nome ao troféu de MVP das finais.
Além disso, o ex-jogador se estabilizou como um defensor de elite na liga mesmo na era de Wilt Chamberlain, a maior ameaça ofensiva de todos os tempos da NBA.