Os cinco maiores ídolos da história do Boston Celtics na NBA

Matheus Costa | 09/06/2024 - 18:00

Uma das maiores franquias da história não só da NBA, mas de todos os esportes do mundo, o Boston Celtics é sinônimo de tradição, sucesso e títulos. E, claro, grandes jogadores que impactaram e mudaram o jogo ao longo das décadas.

Com 17 títulos em sua história na NBA, o Boston Celtics divide o posto de franquia com mais conquistas na liga com seu maior rival Los Angeles Lakers no topo. Agora, o time tem a oportunidade de voltar ao topo, já que a equipe disputa as finais da NBA com o Dallas Mavericks e o Jogo 2 da série acontece neste domingo (09).

Por isso, o Quinto Quarto resolveu listar os cinco grandes nomes da rica e gloriosa história do Boston Celtics na NBA. Confira!

5) Bob Cousy

Bob Cousy, lendário armador do Boston Celtics (Foto: Icon Sport)
Bob Cousy, lendário armador do Boston Celtics (Foto: Icon Sport)

O basquete jogado na década de 50 era completamente diferente do que vemos atualmente e nos últimos anos. No entanto, não podemos diminuir os feitos daqueles que pavimentaram o caminho para as estrelas globais. Até porque antes de Stephen Curry e Magic Johnson, por exemplo, existiu Bob Cousy que definiu a função de um armador.

Indicado por muitos como o primeiro grande armador da NBA, Bob Cousy fez história com a camisa do Boston Celtics na liga. Ao todo, foram 13 indicações de All-Star e seis títulos, além de ter liderado a estatística de assistências por oito anos. De quebra, foi eleito MVP em 1956-57.

4) Paul Pierce

Paul Pierce em partida do Boston Celtics em 2012. (Crédito: Icon Sport)
Paul Pierce em partida do Boston Celtics em 2012. (Crédito: Icon Sport)

Possivelmente o maior ídolo da geração moderna de torcedores do Boston Celtics, o extrovertido ala Paul Pierce foi o pilar do único título dos Celtics no século atual e, de quebra, um ícone entre os fãs da franquia verde.

Conhecido por seu estilo mais físico e por ser um pontuador de elite, Paul Pierce se destacou mais nas cestas de três pontos, se tornando o maior pontuador da linha de três na história do Boston Celtics ao superar o recorde de Larry Bird. De quebra, ele também ostenta o recorde de mais roubadas de bola na franquia.

Seu maior feito foi na temporada de 2008, encerrando a seca de 22 anos desde o último título ao lado de Kevin Garnett e Ray Allen para derrotar o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant nas finais da NBA.

3) John Havlicek

Um dos grandes responsáveis pela dinastia do Boston Celtics, John Havlicek sempre se destacou pela capacidade de ser decisivo em quadra e um líder fora dela.

Em 16 temporadas atuando pelo Boston Celtics, Havlicek conquistou oito títulos e foi eleito como NBA All-Star em quatro oportunidades. De quebra, ele se tornou o primeiro jogador na história da liga a superar a marca de 1.000 pontos na temporada por 16 anos consecutivos.

2) Larry Bird

Larry Bird em 1993 em partida do Boston Celtics.
Larry Bird em 1993 em partida do Boston Celtics. (Crédito: Icon Sport)

Ícone do basquete dos anos 80, o ala Larry Bird é um nome que todo fã da NBA reconhece e elogia com enorme facilidade.

Eleito 12 vezes como All-Star, tricampeão da NBA com os Celtics, três vezes eleito como MVP e duas vezes eleito MVP das finais – o jogador de Boston com mais indicações na história da franquia. De quebra, grande responsável pela rivalidade individual com Magic Johnson e com o Los Angeles Lakers, a maior na história do esporte.

Força dominante na década de 1980, Bird se tornou um dos maiores pontuadores da história dos Celtics, jamais ficando abaixo da porcentagem dos 45% nos arremessos durante uma temporada.

1) Bill Russell

O grande percursor do basquete nos Estados Unidos e no Boston Celtics tem nome, sobrenome e história: Bill Russell.

Seus feitos falam por si só. 11 títulos com o Boston Celtics, cinco MVP’s na NBA, 12 vezes eleito como All-Star, 11 vezes All-NBA e campeão tanto como jogador e treinador. Além disso, ele dá o nome ao troféu de MVP das finais.

Além disso, o ex-jogador se estabilizou como um defensor de elite na liga mesmo na era de Wilt Chamberlain, a maior ameaça ofensiva de todos os tempos da NBA.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.