Já foi dada para as Finais da NBA largada e os Celtics saíram na frente. Depois da vitória maiúscula no Jogo 1 por 107 a 89, na última quinta-feira (6), Boston Celtics e Dallas Mavericks voltam à quadra neste domingo (9), mais uma vez no TD Garden, em Boston, a partir das 21h. Afinal, o que o Dallas Mavericks precisa fazer para segurar os Celtics e tentar beliscar uma vitória na casa dos rivais? O Quinto Quarto te mostra como chegam as duas equipes para o duelo, escalações e desfalques, as datas dos possíveis sete jogos e onde assistir.
- O Jogo 2 entre Boston Celtics x Dallas Mavericks pelas Finais da NBA acontece no domingo (9) às 21h (de Brasília), no TD Garden, em Boston;
- No Jogo 1, o Boston Celtics vence o Dallas Mavericks por 107 a 89;
- O Boston Celtics terminou a temporada regular com a melhor campanha da Conferência Leste, com 64 vitórias;
- O Dallas Mavericks foi o quinto colocado da Conferência Oeste, com 50 vitórias;
- Para chegar às Finais da NBA, os Celtics eliminaram o Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Indiana Pacers;
- Na campanha até às Finais da NBA, os Mavericks passaram por Los Angeles Clippers, OKC e Minnesota Timberwolves;
- Se for campeão, os Celtics assumem a liderança de títulos da NBA com 18 conquistados;
- Em caso de título dos Mavericks, será a primeira vez que um quinto colocado de Conferência vence a competição.
After dropping 20 points in his return…
What does Porzingis have in store for Game 2? 🤔 pic.twitter.com/SghzWyRxAm
— NBA (@NBA) June 9, 2024
Conteúdo
Finais da NBA 2024: Boston Celtics x Dallas Mavericks – Jogo 2
O Jogo 1 das Finais da NBA de 2024 entre Boston Celtics e Dallas Mavericks foi um verdadeiro passeio. A franquia de Massachusetts não tomou conhecimento dos rivais do Texas e venceu por 18 pontos de diferença. E mais do que o placar, em si, o que de fato chamou a atenção foi a forma como os Celtics jogaram. Ligados, concentrados e afiados, principalmente no primeiro período do jogo, quando os donos da casa abriram 17 pontos de vantagem.
Nos primeiros 12 minutos de jogo, os celtas acertaram sete bolas do perímetro e 56% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Enquanto isso, os Mavericks acertaram apenas duas bolas da linha de 3 pontos e, para piorar, tiveram um aproveitamento de apenas 37% nos arremessos de quadra. E as bolas do perímetro fizeram a diferença: no fim, a equipe de Boston acertou 16, enquanto os Mavericks anotaram apenas 7.
Outro ponto crucial para a boa vitória dos Celtics foram as atuações do pivô Kritaps Porzingis e o ala-armador Jaylen Brown. O pivô, no primeiro período, anotou 11 pontos — mais da metade dos 20 pontos que somou no jogo. Nos últimos momentos dos primeiros 12 minutos do duelo, o pivô estava simplesmente imparável. No quarto seguinte, foi a vez de Jaylen Brown comandar o time e manter a vantagem acima dos 20 pontos no intervalo.
Mas o domínio de Boston não se resumiu apenas à parte ofensiva. O setor defensivo dos donos da casa também fizeram – e muito – a diferença para o placar final. E, mais uma vez, o destaque vai para a dupla Porzingis-Brown. Juntos, os dois somaram seis tocos (três para cada), dificultando a vida de quem tentasse atacar o garrafão de Boston.
Como chegam Celtics e Mavericks para o Jogo 2 dos Finais da NBA de 2024?
Boston Celtics
Com 1-0 no placar das Finais da NBA, a vida do Boston Celtics pode até parecer tranquila, mas todo cuidado é pouco em uma série de 7 jogos. Mas, por enquanto, o time e os fãs celtas têm muito a comemorar. A boa atuação contra o Dallas Mavericks deixou os torcedores esperançosos para a conquista do décimo oitavo anel da história da franquia.
E mais do que isso, o retorno de Porzingis, um dos destaques da boa vitória contar os Mavericks, dá aos Celtics uma consistência defensiva e ofensiva importante para a sequência da série. Com todos os jogadores do elenco disponíveis, o técnico Joe Mazzulla vai para o Jogo 2 completo para tentar manter uma estatista animadora para os donos da casa.
Sempre que um time abre 1-0 em uma série de Finais da NBA em 70% das vezes ele termina a temporada como o campeão.
Principal destaque dos Celtics: Jayson Tatum
Dos principais nomes do Boston Celtics, Jayson Tatum foi quem teve a atuação mais discreta. Mas isso não significa que o camisa 0 do Boston esteve mal no jogo. Embora tenha somado apenas 16 pontos com um aproveitamento de 36%, Tatum teve uma boa participação defensiva, com nove rebotes – 11 totais no jogo.
Mas, claro, a baixa pontuação no jogo deixou os torcedores com um pé atrás. Contra o bom time de Dallas, que tem Doncid e Irving como principais pontuadores, toda ajuda é bem-vinda.
Dallas Mavericks
Se do lado dos Celtics a situação é tranquila e calma, em Dallas a sensação é outra. A derrota dura no Jogo 1 por quase 20 pontos colocou os Mavericks em cheque: afinal, o que é necessário para superar o melhor tima da NBA e conquistar o segundo título da história da franquia?
Bom, a primeira coisa é acertar a mão. Os Mavericks chutaram abaixo dos 30% de aproveitamento no perímetro, o que contribuiu – e muito – para a derrota. A ineficiência do time nas bolas de 3 forçou a equipe a infiltrar no garrafão dos Celtics, – muitas vezes de forma desesperada, o que facilitou o trabalho defensivo dos donos da casa, que somaram nove tocos.
Outro ponto extremamente importante no primeiro jogo das Finais da NBA foi o baixíssimo aproveitamento de Kyrie Irving, uma das principais estrelas do time. Em 37 minutos em quadra, Kyrie somou apenas 12 pontos, e um aproveitamento 32%. Nas bolas triplas, o armador saiu de quadra zerado nas cinco tentativas.
Há quem diga que a “maldição” de Boston está assombrando o jogador. Desde que Kyrie pisou de forma proposital no escudo dos Celtics no centro da quadra, nunca mais venceu um jogo contra os Celtics jogando no TD Garden.
Principal destaque dos Mavericks: Luka Doncic
Se a atuação de Kyrie não foi boa, Luka Doncic fez o que sempre faz: pontuou com um alto volume de tentativas e somou 30 no Jogo 1 das Finais da NBA. Embora o aproveitamento não tenha sido dos melhores (46% dos arremessos de quadra), também não foi dos piores. O quesito que esteve, de fato, abaixo do nível do jogador foi a bola tripla. Essa, sim, abaixo do esperado (33% e apenas 4 acertos em 12 tentativas).
Para piorar, o camisa 77 ainda precisa conviver com dores nos joelhos, que vêm o incomodando desde o fim da temporada regular. No Jogo 1 era possível ver Doncic reclamando. No Injury Report da NBA o jogador está listado como provável com dores no joelho e tornozelo esquerdo.
Finais da NBA Celtics x Mavericks – Jogo 2: onde assistir ao vivo?
- Data: domingo, 09 de junho de 2024;
- Horário: 21h (horário de Brasília);
- Local: TD Garden, em Boston;
- Onde assistir: Band (TV aberta), ESPN2 (TV fechada), Star+ (streaming), NBA League Pass, Betano e Bet365
Agenda da série entre Boston Celtics e Dallas Mavericks nas Finais da NBA de 2024:
- Jogo 1: Boston Celtics 107 x 89 Dallas Mavericks
- Jogo 2: Boston Celtics x Dallas Mavericks – 09/06, domingo, às 21h
- Jogo 3: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 12/06, quarta-feira, às 21h30
- Jogo 4: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 14/06, sexta-feira, às 21h30
- Jogo 5: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 17/06, segunda-feira, 21h30
- Jogo 6: Dallas Mavericks x Boston Celtics (se necessário) – 20/06, quinta-feira, 21h30
- Jogo 7: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 23/06, domingo, 21h