NBA: Kevin Durant brilha, mas Suns são eclipsados pelos Celtics no Arizona

Victor Francisco | 10/03/2024 - 01:21

Depois da tempestade, o sol costuma brilhar. E o Boston Celtics foi até o Arizona, terra do Phoenix Suns, para o voltar a vencer e tomar o sol para si na NBA. Depois de duas derrotas seguidas (para Cleveland Cavaliers e Denver Nuggets), o time precisou se acertar minimamente para conseguir uma vitória sem grandes sustos fora de casa.

Jayson Tatum, com o tornozelo baleado, foi para o jogo e apareceu quando preciso. O astro dos visitantes fez um duplo-duplo, com 29 pontos e 10 rebotes, sendo o cestinha dos visitantes. Do lado dos Suns, Kevin Durant deu o sangue, mostrou raça e foi o cestinha do jogo com incríveis 45 pontos e 10 rebotes, sendo o quinto jogo do veterano com mais de 40 pontos na temporada. Mas nada disso adiantou para deixar o triunfo em Phoenix.

Celtics abre no começo e administra vitória até o final

O jogo começou com os times tendo certa facilidade dentro do garrafão. A partida ficou equilibrada até o minuto final, quando Jayson Tatum passou de dois para sete pontos no quarto, garantindo o 31 a 26 para os Celtics.

No segundo quarto, a marcação dos Celtics não precisou fazer muito para causar erros de ataque dos Suns e resultar em nove pontos de contra-ataque para os visitantes. Kevin Durant tentou fazer o time da casa reagir com 20 pontos até ali, mas o placar foi para o intervalo em 62 a 50 para os Celtics.

Brigando por todas as bolas, os Suns, em três minutos, dimuíram a diferença para cinco pontos, forçando o tempo dos visitantes. O tempo fez bem para o time de alviverde, que acertou a marcação, interditou o garrafão e contou com os erros do perímetro dos Suns para recuperar a bola, pontuar e colocar novos 12 pontos de dianteira: 77 a 65.

Os tempos pareciam fazer bem aos times. Em três minutos, após o tempo, os Suns voltaram para o jogo com incríveis nove pontos sem resposta. Nos dois minutos finais do período, Tatum reapareceu para deixar a distância confortável novamente para os visitantes – 87 a 78.

O último quarto foi da tentativa de reação dos Suns, com um raçudo Kevin Durant levando o time da casa nas costas. Mas sem consistência, resistir foi inútil. Fim de jogo, Celtics 117, Suns 107.

Próximos jogos de Celtics e Suns

O Boston Celtics chegou a 49 vitórias (14 derrotas) na competição, disparado o melhor time da Conferência Leste e de toda a NBA, praticamente garantido nos playoffs de forma direta. O próximo confronto, na segunda, é também acessível, contra o Portland Trail Blazers.

Já os Suns estão em sexto na Conferência Oeste e não podem bobear, com o risco de perderem a vaga direta para os playoffs e irem para o play-in… ou coisa pior. O próximo compromisso, também na segunda (11) é contra o perigoso Cleveland Cavaliers.

Escrito por Victor Francisco
Campeão Brasileiro de Futebol Americano pelo Corinthians Steamrollers (2011), Victor é jornalista, com experiência na área esportiva como Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League. É fundador da plataforma de mídia Salão Oval, destinada ao futebol americano no Brasil. Foi narrador e comentarista do futebol americano praticado no Brasil no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte.com e ESPN.