Após a segunda derrota seguida do Boston Cetlics e uma atuação abaixo da média de Jayson Tatum, o jogador se negou a assumir o protagonismo da franquia.
Na derrota por 115 a 109 para o Denver Nuggets, na noite de quinta-feira (7), o ala-pivô anotou apenas 15 pontos —sua média na temporada 2023-24 é de 26,8 pontos por partida.
Além disso, Tatum também foi criticado por, mais uma vez, não empenhar um papel decisivo no clutch time; isso acabou ficando nas mãos de Jaylen Brown e Kristaps Porzingis.
— Não estou tentando vencer jogos sozinho. Conversamos desde o começo do ano sobre respeitar o espaço um do outro. Temos outros jogadores. O mais importante é entender o fluxo do jogo, independentemente de quem faça os pontos—, começou Jayson, durante a entrevista coletiva após a partida na Ball Arena.
O jogador ainda afirmou que o fato de estar jogando contra o atual campeão da NBA e com transmissão nacional não o faz querer aparecer mais do que seus colegas de equipe.
— Não cabe a mim controlar o jogo e tentar ser o protagonista, isso vai depender do andamento da partida. Se eu precisar ser um facilitador e ficar mais no canto porque estamos jogando melhor de outra forma, tudo bem—, disse ele, que deu oito assistências na partida.
Essa foi apenas a terceira vez que os Celtics acumularam duas derrotas consecutivas na atual temporada. Dois dos 14 resultados negativos da franquia até agora foram para os Nuggets, que venceram tanto em casa, quanto no TD Garden, em Boston.
Tatum tem pior aproveitamento em clutch time
Quarto colocado na corrida para MVP da temporada 2023-24 da NBA, Jayson Tatum é dono do pior aproveitamento nos cinco minutos finais de cada partida entre 25 jogadores que tentam mais de 45 arremessos.
O ala-pivô também falhou em sua última posse do jogo contra o Cleveland Cavaliers, que também terminou em derrota. Mesmo em posição favorável para decidir a partida, Tatum não conseguiu visualizar uma forma de fazer isso, demorou para agir e acabou errando o arremesso ao ser contestado.
Somando os últimos seis clutch times que disputou, Jayson anotou apenas 19 pontos, nove rebotes e oito assistências, deixando, mais uma vez, os torcedores na dúvida entre poder ou não contar com ele em momentos decisivos da pós-temporada, mesmo sendo um dos protagonistas da melhor campanha regular até o momento.