Preparação para o Super Bowl LVII: Relembre os melhores momentos da última final da NFL

Renata Akutsu | 05/02/2023 - 10:39

O Super Bowl LVII está quase aí. No dia 12 de fevereiro, o State Farm Stadium recebe Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles para a final da maior liga de futebol americano do mundo. A partida começa às 20h30 (horário de Brasília).

E para entrar no clima, vamos relembrar como foi o Super Bowl 2022Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams se enfrentaram no dia 13 de fevereiro, no SoFi Stadium, em Los Angeles. Quem conquistou o título de campeão do Super Bowl LVI foi o time dos Rams, com o placar final de 20 x 23.

Caminho dos times ao Super Bowl LVI

O caminho de Bengals e Rams até a final não foi fácil. Nenhum dos dois times folgaram na 1ª semana dos playoffs, então jogaram a rodada de Wild Card. Pela Conferência Americana, o time de Cincinnati venceu o Las Vegas Raiders por 26 x 19. Já na rodada divisional, contra o Tennessee Titans, o placar ficou em 19 x 16 para os Tigres de Bengala. Kansas City Chiefs e os Bengals foram os competidores da final de conferência. Em um jogo que foi para prorrogação, o time de Cincinnati saiu com a melhor. O placar final foi 27 x 24.

Já na Conferência Nacional, os Rams passaram pelo Arizona Cardinals, Tampa Bay Buccaneers e San Francisco 49ers. O 1° confronto teve um placar mais elástico e terminou em 34 x 11 para o time comandado por Matthew Stafford. Já na semifinal e na final de conferência a diferença no placar foi de apenas três pontos. Na disputa contra o time da Flórida o placar ficou em 30 x 27, enquanto no confronto pelo título da NFC o resultado final foi 20 x 17.

Resumo do Super Bowl LVI 

Em um confronto equilibrado, com uma atuação de gala de Cooper Kupp, wide receiver dos Rams, e grande atuação da defesa, o time da casa conquistou o título do Super Bowl LVI.

Quem saiu na frente no placar foi o time de Los Angeles. Aos nove minutos do 1° quarto, Stafford conectou um passe com Odell Beckham Jr, que marcou o 1° touchdown do Super Bowl LVI.

Já no início do 2° quarto, Cooper Kupp conseguiu ampliar a vantagem ao marcar mais sete pontos. Contudo, as coisas complicaram para os Rams quando Odell saiu lesionado antes do intervalo da partida.

O 1° touchdown dos Tigres de Bengala foi faltando cinco minutos para acabar o 1° tempo. Em uma jogada diferente, o running back Joe Mixon lançou para o wide receiver Tee Higgins que recebeu no fundo da endzone e marcou.

Quem liderou o placar no 1° tempo foi o time dos Rams, mas na volta do intervalo, Cincinnati conseguiu virar e segurar a vantagem até os dois minutos finais da partida.

A jogada da virada foi nos 12 primeiros segundos do 3° quarto. Em um confronto com Jalen Ramsey, Higgins venceu a marcação, recebeu a bola lançada por Joe Burrow e correu para o touchdown. Entretanto, o time de Los Angeles reclamou muito de uma falta em Ramsey, que a arbitragem não marcou, o que validou os sete pontos dos Bengals.

Com o placar de 16 x 20 para o time de Cincinnati, o touchdown de Cooper Kupp faltando 1 minuto e 25 segundos no relógio foi um fator importante para o 2° campeonato dos Rams. Mas a jogada decisiva foi feita por Aaron Donald, principal jogador da defesa de Los Angeles, faltando 40 segundos para o final da partida.

Em uma 4ª para 1 jarda, o time dos Bengals buscavam se manter vivos na disputa, mas a pressão da linha defensiva chegou no Quarterback de Cincinnati, Joe Burrow, que não conseguiu completar o passe e devolveu a bola para Los Angeles.

Cooper Kupp foi o MVP da edição com dois touchdowns. Foto: Kathryn Riley/NFL

Atual situação das equipes que disputaram o Super Bowl LVI

Contudo, na temporada de 2023 a situação do Los Angeles Rams foi bem diferente. Na caminhada para o Super Bowl LVII, o atual campeão não chegou nem aos playoffs. O time da Califórnia terminou a temporada com 5 vitórias e 12 derrotas, ocupando a 3° posição dentro da Divisão Oeste da NFC.

O elenco dos Rams sofreu alterações antes e durante a temporada. Andrew Whitworth, offensive tackel, anunciou a aposentadoria depois de conquistar o Super Bowl LVI. Já o quarterback Matthew Stafford e o principal wide receiver do time e MVP do último Super Bowl, Copper Kupp, passaram parte da temporada lesionados.

Já a equipe de Cincinnati era considerada uma das favoritas para disputar o Super Bowl LVII nesta temporada. Os Tigres de Bengala venceram a Divisão Norte chegaram até a final da AFC neste ano, mas perderam para o Kansas City Chiefs no Arrowhead Stadium.

Curiosidades sobre o Super Bowl

Apenas dois times disputaram um Super Bowl em casa. Em 2021 o Tampa Bay Buccaneers enfrentou o Kansas City Chiefs no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. Já em 2022 o Super Bowl foi no SoFi Stadium, casa do Los Angeles Rams e Los angeles Charges. Em ambas as ocasiões o time da casa conquistou o título.

Importante relembrar que os estádios que sediam o Super Bowl são definidos anos antes, para que as equipes e cidades consigam se preparar para receber um grande número de torcedores.

O Super Bowl LVII promete muita emoção! Os dois times que continuam na disputa pelo troféu Vince Lombardi tiveram as melhores campanhas em suas conferências. Tanto Kansas City Chiefs quanto Philadelphia Eagles terminaram a temporada regular com 14 vitórias e 3 derrotas, e folgaram na primeira semana dos playoffs.

Além do grande confronto, ainda teremos o show da cantora Rihanna no intervalo do jogo. Então você não pode perder esta partida.

Foto Destaque: Mikey Owens/NFL

Escrito por Renata Akutsu
Jornalista e amante das ligas americanas, gasto 90% do meu tempo assistindo qualquer esporte que estiver passando.