Playoffs da NFL: TOP 5 curiosidades do Divisional Round

Marcelo Cartaxo | 19/01/2024 - 21:41

Os playoffs da NFL avançam, e após algumas surpresas na rodada de wild card, chegou a hora do divisional round, onde os times brigam por uma vaga nas finais de Conferência.

Baltimore Ravens, Houston Texans, Kansas City Chiefs e Buffalo Bills são os nomes que restam na AFC. Os Ravens são favoritos no confronto contra os Texans. No outro lado, os Chiefs, de Patrick Mahomes, viajam até a gélida cidade de Buffalo para enfrentar os Bills, que já tiveram que superar uma nevasca para conseguir a classificação para o Divisional.

Na NFC, a mãe natureza não pegou tão pesado, e os times parecem que terão uma boa condição climática para os jogos. Os 49ers recebem os Packers de Jordan Love, time que surpreendeu ao atropelar o Dallas Cowboys no primeiro round e conseguir a classificação para a próxima fase na primeira temporada desde 2006 – ou seja, a primeira vez sem Aaron Rodgers. Para completar, os Lions recebem os Buccaneers no Ford Field, estádio fechado em Detroit, que também passa por um momento complicado em relação ao clima.

Playoffs da NFL: TOP 5 curiosidades do Divisional Round

Mesmo com todas as possíveis complicações nos jogos por causa do clima, da atmosfera do estádio e das surpresas que aconteceram no wild card, o divisional round tem mais nuances do que se espera. Com isto, separamos algumas das curiosidades mais interessantes para os jogos do fim de semana.

De acordo com a história, os Ravens podem vencer o Super Bowl

O time que liderou a AFC com 13 vitórias e quatro derrotas não poderia deixar de ser o favorito para chegar ao Super Bowl no lado da conferência americana. Além do grande feito, os Ravens contam com Lamar Jackson, o favorito para vencer o prêmio de MVP da temporada, e isso é refletido nas estatísticas.

Baltimore tem o melhor ataque aéreo da liga, assim como é o time que mais pontua nesta temporada. Lamar Jackson foi eleito para o time ideal da NFL, o que fez com que os Ravens entrassem para a história, se tornando apenas o quarto time desde 1970 a possuir o melhor ataque da liga em pontos por jogo na mesma temporada que o quarterback titular com o título de All-Pro.

Curiosamente, todos os outros times a conseguirem tal feito durante a campanha regular foram campeões do Super Bowl: Dolphins (72), Steelers (78) e Packers (1996).

Jordan Love e Brock Purdy tiveram a oportunidade de suas carreiras e não desperdiçaram

Entrando em campo no Divisonal Round da NFC e prontos para se enfrentarem, Jordan Love e Brock Purdy devem primeiro se lembrar do que custou para chegar até aqui. Os dois estão entre os cinco quarterbacks na história da NFL que tiveram mais de 4.000 jardas passadas e pelo menos 30 touchdowns lançados na primeira temporada como titulares de suas franquias.

Agora, como a NFL parece ser escrita temporada a temporada, os Packers de Love viajam até San Francisco para enfrentar os 49ers, de Brock Purdy. Os outros nomes da lista dos únicos quarterbacks a atingirem tal feito são Patrick Mahomes, Justin Hebert e Kurt Warner.

A rodada é dos quarterbacks subestimados

As histórias de superação para a temporada só melhoram. Baker Mayfield, quarterback titular dos Buccaneers que assinou com o time para apenas esta temporada deve ganhar um novo contrato em breve. O jogador teve a melhor temporada de sua carreira, passando das 4.000 jardas e 30 touchdowns – assim como Purdy e Love.

Como se não bastasse o encontro entre dois quarterbacks jovens e titulares em franquias históricas, o jogo entre Lions e Buccaneers também tem um recorde expressivo. Jared Goff, dos Lions e Baker Mayfield, dos Bucs, são os dois únicos jogadores que foram selecionados na primeira escolha geral do draft a vencerem múltiplos jogos de playoffs antes dos 30 anos.

A agressividade no draft é algo necessário

O filme “Draft Day” demonstra um pouco de como realmente funcionam trocas de escolhas entre as franquias da NFL no dia do recrutamento. Dezenas de times passam o dia ligando uns para os outros tentando uma barganha para subir no draft e conseguirem o jogador que desejam.

Nesse sentido, a rodada de divisional round é a que mais possui quarterback draftados na primeira rodada na história da NFL. Josh Allen, Patrick Mahomes, Lamar Jackson, Jordan Love e Baker Mayfield. Além disso, três franquias que estão nos playoffs hoje tiveram um plano de sucessão: Alex Smith passou a tocha para Patrick Mahomes, Aaron Rodgers abriu caminho para Jordan Love saindo dos Packers e Joe Flacco deu espaço à Lamar Jackson nos Ravens.

Ataques históricos muitas vezes não vencem títulos

Esta vai para aqueles que defendem o conhecimento popular de que “defesas vencem campeonatos”. Os 49ers foram a melhor equipe da NFC com 12 vitórias e cinco derrotas, com um ataque feroz que conta com Christian McCaffrey, Deebo Samuel, George Kittle e Brock Purdy.

San Francisco teve uma média de 6.61 jardas por jogada nesta temporada, mostrando a potência do elenco. Esta é a sétima melhor marca desde o início da era-Super Bowl, mas nenhum dos outros 12 times que estão na lista com os Niners foram campeões.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.