Draft 2024: Como funciona o recrutamento da NFL?

Marcelo Cartaxo | 15/04/2024 - 17:00

O Draft da NFL se aproxima. O evento anual, que acontece ainda na offseason e reúne 32 times da liga, acontece em abril durante o dias 25, 26 e 27. O Quinto Quarto explica agora uma velha dúvida dos fãs do esporte: como funciona o evento de recrutamento dos novos jogadores? 

Criado em 1936, o Draft é a primeira oportunidade que os apaixonados pela NFL têm para ver as próximas estrelas do futuro. Estão ligados 32 times, que buscam aplicar um filtro para descobrirem os melhores jogadores do futebol universitário para a liga. 

Para que estejam aptos a se apresentarem no recrutamento, os atletas precisam ter ao menos três anos de atuações constantes no futebol universitário — sendo que grande parte dos atletas vêm da NCAA (principal liga universitária da modalidade nos Estados Unidos).  

Ordem de escolha do Draft 

A ordem do recrutamento da NFL é inversamente proporcional ao da temporada regular. Ou seja, o time de pior campanha tem a primeira escolha geral do draft.

No entanto, não necessariamente os campeões terão as escolhas mais baixas, já que isso depende também de negociações de anos anteriores que envolvem o ganho de picks em drafts futuros, o que pode, algumas vezes, colocar alguns dos melhores times da liga nas primeiras 20 escolhas.

O formato invertido é criado para que os times que conquistam menos nas temporadas tenham chance construir elencos capazes de brigar por algo tanto na campanha regular quanto em playoffs. Cada equipe participa de sete rodadas, com uma escolha por rodada. Ao todo, cerca de 250 novos jogadores serão escolhidos pela liga. Sendo que o último a ser selecionado é entitulado “Senhor Irrelevante”.

A compensação 

Apesar da ordem definida, há uma mudança significativa a partir da terceira escolha, que entra para compensar as equipes que perdem atletas no free agency, que entra em ação quando um time não consegue renovar o contrato de um jogador de grande valor – que fica com o ‘passe livre’ para acertar com qualquer outra equipe.  

Então, para compensar a perda, eles recebem uma compensação e passam a ter direito por escolhas no fim da terceira até a sétima rodada do outro ano. O valor passa a depender de três fatores: posição do jogador, tipo de contrato e desempenho no ano.  

Os dias do Draft 

A 89ª edição do Draft da NFL é programada para acontecer entre quinta-feira e sábado, com divisões por rodadas a cada dia. O evento acontece em Detroit, nos Estados Unidos, e terá transmissão brasileira pelos Canais ESPN.

No primeiro dia, acontece a primeira rodada. No segundo, a segunda e terceira rodada. Agora, no terceiro e último dia do draft, acontecem o restante das rodadas  – quarta até a sétima.

Principais prospectos 

A classe do draft de 2024 apresenta algo que não tem sido visto em draft recentes: uma classe potente de quarterbacks prontos para assumir a titularidade na NFL.

A começar pelo o jogador mais bem ranqueado para esse ano, o quarterback Caleb Williams, da faculdade de Southern California. O astro dos Trojans é cotado para ser recrutado na 1ª escolha geral do draft pelo Chicago Bears, que recentemente fez uma movimentação que abriu espaço no elenco para o recrutamento de Williams.

Os demais quarterbacks que devem sair ainda nas três primeiras rodadas são J.J. McCarthy (Michigan), Drake Mayo (North Carolina), Bo Nix (Oregon), Jayden Daniels (LSU) e Jordan Travis (Florida State).

Além de uma talentosa classe de quarterbacks, os wide receivers também podem fazer barulho. O filho do ex-jogador do Indianapolis Colts, Marvin Harrison Jr, é um dos mais cotados para sair na primeira rodada para uma franquia que conteste o título na temporada. Além disso, Xavier Worthy, wide receiver da Universidade do Texas é um dos mais falados também para cair em uma franquia que brigue pelo título, como o próprio Kansas City Chiefs.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.