NFL anuncia jogos fora dos EUA e frustra brasileiros mais uma vez

Igor Ribeiro | 10/05/2023 - 12:30

A NFL, liga de futebol americano, está expandindo os seus horizontes. Em comunicado feito nesta quarta-feira (10/5), foram anunciados cinco jogos da temporada 2023 que serão realizados em outros países fora dos Estados Unidos. O Brasil, mais uma vez, ficou de fora.

O destaque fica pela participação do atual campeão, Kansas City Chiefs, que vai medir forças contra o Miami Dolphins, no Frankfurt Stadium, na Alemanha. Já o Jacksonville Jaguars, aparece em dois jogos em Londres, na Inglaterra.  

VEJA TAMBÉM 

+ ‘Climão’ na NFL: dono dos Colts faz acusação grave sobre busca por Luck

++ NFL: prospecto vai às lágrimas após ser draftado pelo Indianapolis Colts

Outras franquias também terão confrontos na Europa, como Atlanta Falcons, Baltimore Ravens, Buffalo Bills, Indianapolis Colts, New Engrand Patriots e Tennessee Titans. O calendário com partidas em outros países está previsto para começar a partir da quarta semana de jogos.  

O calendário completo, com toda a programação para as disputas, ainda está perto de uma divulgação — que deve acontecer na próxima quinta-feira. Além do Frankfurt Stadium, o Tottenham Hotspur Stadium e o Wembley, ambos em Londres, na Inglaterra, também recebem partidas.  

Na temporada passada, a NFL fez sua primeira viagem à Alemanha com o duelo vencido por Tampa Bay Buccaneers, de Tom Brady, contra o Seattle Seahawks, na Allianz Arena. 

NFL no Brasil

O Brasil já se tornou um importante mercado para a NFL. Segundo a pesquisa Sponsorlink, realizada pelo Ibope Repucom com 110,5 milhões de internautas brasileiros, hoje há 35 milhões de fãs da bola oval no país.

No primeiro evento oficial da liga no Brasil, em fevereiro, em São Paulo, executivos e representantes de escritórios na América Latina, reforçaram a possibilidade de um jogo no país até o final da década de 2020.

Em 2017, um ano após a realização dos Jogos Olímpicos, o Maracanã esteve perto de receber uma partida da temporada regular e até mesmo o Pro Bowl, um jogo festivo com alguns dos melhores jogadores da liga. A tentativa parou na falta de acordo com o governo estadual da época.

NFL: calendário de jogos internacionais 

Semana 4: Jaguars x Bills (1º/10) – Wembley (Inglaterra) 

Semana 5: Bills x Jaguars (08/10) – Tottenham Hotspur Stadium (Inglaterra) 

Semana 6: Titans x Ravens (15/10) – Tottenham Hotspur Stadium (Inglaterra) 

Semana 9: Chiefs x Dolphins (05/11) – Frankfurt Stadium (Alemanha) 

Semana 10: Patriots x Colts (12/11) – Frankfurt Stadium (Alemanha)