O ‘cunhado’ de Taylow Swift pode ser o MVP da temporada da NFL e entrar para a história da liga. Calma, que nós já vamos te explicar os detalhes desse enredo que surpreende os apaixonados pelo esporte.
O Philadelphia Eagles faz mais uma grande campanha na temporada regular da NFL. Líder da Conferência Nacional (NFC), a equipe vice-campeã na última temporada tem tudo para chegar novamente aos playoffs como uma das favoritas.
Além de contar com o talento do quarterback Jalen Hurts, a franquia também vê o center Jason Kelce se destacar com uma jogada inovadora na NFL. Jason é irmão de Travis Kelce, que joga no Kansas City Chiefs e é namorado de Taylor – o que torna o jogador do Eagles ‘cunhado’ da cantora que se apresenta em São Paulo neste domingo, fechando a turnê Eras Tour no Brasil.
A tal jogada inovadora, o ‘tush push’, que literalmente significa ’empurrão no bumbum’, vem dando o que falar entre os torcedores e especialistas da liga norte-americana de futebol. Com essa jogada inusitada, Kelce pode garantir a um center o troféu de MVP da NLF e entrar para a história do futebol americano.
O que é o ‘tush push’ na NFL?
O ‘tush push’, que é uma jogada utilizada pela linha ofensiva para conquistar uma primeira descida quando restam poucas jardas para a conversão. Na temporada 2023/2024, a jogada surgiu com o Philadelphia Eagles e é ‘orquestrada’ pelo center Jason Kelce.
Na prática, o lance é semelhante ao quarterback sneak, que acontece quando a linha ofensiva do time abre espaço para que o quarterback da equipe avance uma jarda e possa garantir mais quatro descidas no ataque – ou um touchdown, quando a jogada é executada para chegar à endzone (fim do campo).
Apesar de muito comum na NFL, o quarterback sneak ‘simples’ não tem a mesma efetividade que o ‘tush push’. As jogadas são até semelhantes, mas o ’empurrão no bumbum’ faz toda a diferença na hora de garantir a primeira descida.
Jason Kelce é o responsável pelo início do movimento do empurrão coletivo que abre espaço para Jalen Hurts, garantindo um aproveitamento superior a 90%, com 52 acertos em 57 tentativas do lance ao longo da temporada regular da NFL 2023/2024.
EAGLES NA FRENTE APÓS O TUSH PUSH! 🔥pic.twitter.com/OtRsD9lBEm
— Endzone Brasil (@Endzone_Brasil) November 21, 2023
Na NFL, Jason Kelce pode atingir feito histórico ao ser eleito o MVP da temporada
Na imprensa americana, veículos já discutem a possibilidade do center do Philadelphia Eagles concorrer ao prêmio de MVP da temporada. O lance inovador chama a atenção e, na prática, pode ser um trunfo da franquia na busca pelo troféu Vince Lombardi.
Caso aconteça, Kelce será o primeiro center da história a ser eleito o jogador mais valioso da liga norte-americana. Ao longo dos 57 anos de NFL, alguns defensores já conquistaram o troféu, como o defensive end Richard Dent, pelo Chicago Bears, em 1986.
O que os americanos pensam sobre o tush push na NFL
O ar inovador do tush push no gramado não exclui o fato de que existe uma forte resistência entre os apaixonados pela NFL nos EUA. Muitos comentaristas e torcedores entendem que a dinâmica da jogada não corresponde à proposta do futebol americano, e possui uma associação mais próxima ao rugby.
Na regra da liga, desde 2005 é permitido empurrar qualquer jogador ofensivo para a direção da endzone adversária. No entanto, com a jogada inovadora de Jason Kelce nesta temporada, a NFL poderá proibir o lance a partir do próximo ano.
Outro fator que preocupa os gestores da liga norte-americana de futebol é o índice de lesões. Como se trata de uma jogada que submete o quarterback a grandes impactos, principalmente na estrutura superior do corpo, muitos analistas defendem a proibição imediata do lance.
Eagles tem uma ‘carta na manga’ para conquistar o Super Bowl LVIII
Como não é possível mudar as regras no meio da temporada, o Philadelphia Eagles aproveita a legalidade do ‘tush push’ para aplicar com perfeição uma das táticas recentes mais revolucionárias do futebol americano.
O percentual de precisão impressiona outras franquias, que já tentam reproduzir a mesma jogada em suas partidas – mas sem a precisão de Jason Kelce e Jalen Hurts. Com isso, a franquia vice-campeã da última temporada tem mais uma ‘carta na manga’ para buscar o Super Bowl no Allegiant Stadium, em Nevada.
Uma jarda é quase garantida para o time ofensivo dos Eagles com a técnica do ‘tush push’. Com a confiança em Kelce e toda a linha ofensiva dos Eagles na jogada, o próprio head coach da franquia, Nick Sirianni, já afirma: “Toda primeira descida é uma primeira para nove”.