Time de futebol americano é denunciado por trotes perturbadores

Igor Ribeiro | 09/07/2023 - 16:15

A Northwestern, time universitário de futebol americano, está implementando medidas preventivas para reformular a estrutura de trotes após denúncias de supostos graves atos sexuais coagidos, feitas por dois ex-jogadores da equipe. A informação foi divulgada pelo The Daily Northwestern. 

Segundo relatos, a universidade tomou medidas disciplinares, incluindo o afastamento do técnico Pat Fitzgerald, após uma investigação que encontrou evidências de seu apoio aos atos relatados.  

VEJA TAMBÉM

+ Hailee Steinfeld é flagrada com astro da NFL e reforça romance

++ NFL: crise ameaça técnico dos Patriots graças a Brady e Rodgers

Pat Fitzgerald, treinador dos Wildcats desde 2006, iniciou uma suspensão não remunerada na última sexta-feira (7/7). O início dos treinos de pré-temporada da Northwestern foi adiado até o início de agosto.

Graves acusações no Futebol Americano

As acusações também mencionam um suposto ritual chamado “correr”, frequentemente utilizado como forma de punição aos jogadores, especialmente os calouros do programa. Segundo o relatório do The Daily Northwestern, durante o “correr”, um jogador escolhido era contido por veteranos em um vestiário escuro e participava de atos sexuais coagidos. 

Além do afastamento do treinador, outras medidas estão sendo implementadas. O treinamento de pré-temporada, que costumava ocorrer fora do campus em Kenosha, Wisconsin, será realizado em outro local. Além disso, o vestiário do time de futebol será monitorado por uma pessoa independente, que não se reportará a Fitzgerald ou sua equipe. 

Em comunicado, Pat Fitzgerald expressou sua decepção ao tomar conhecimento das alegações de trotes. Ele afirmou que o programa de futebol da Northwestern se orgulha não apenas de produzir atletas, mas também de desenvolver jovens com excelência e caráter. Fitzgerald reforçou o compromisso de manter altos padrões para seus alunos e atletas, e trabalhará para superar esses padrões no futuro. 

— O futebol do Northwestern se orgulha de produzir não apenas atletas, mas também jovens excelentes com caráter condizente com o programa e nossa universidade. Mantemos nossos alunos e atletas, além do nosso programa nos mais altos padrões; continuaremos trabalhando para superar esses padrões no futuro —

O que diz o presidente?

A investigação conduzida pela advogada Maggie Hickey, da empresa ArentFox Schiff LLP, contou com a participação de mais de 50 pessoas atualmente ou anteriormente afiliadas ao programa. A pessoa que fez as alegações prestou depoimento aos investigadores em dezembro. 

O presidente da universidade, Michael Schill, enfatizou a inaceitabilidade de qualquer forma de trote e ressaltou os valores fundamentais da Northwestern em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos. Schill destacou que os programas de atletismo da universidade são mantidos em altos padrões e, nesse caso, houve uma falha em cumpri-los. Ações foram tomadas para garantir que tais incidentes não ocorram novamente. 

— O trote de qualquer forma é inaceitável e vai contra nossos valores fundamentais na Northwestern, onde nos esforçamos para tornar a universidade um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos alunos. Nossos programas de atletismo são mantidos nos mais altos padrões e, neste caso, falhamos em cumpri-los. Espero que as ações de hoje evitem que isso aconteça novamente —

Como parte das medidas adotadas, a Northwestern criou uma ferramenta online para relatar atividades de trote e exigirá que todos os treinadores, jogadores e funcionários passem por treinamento anti-trote, com foco em como denunciar reclamações. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.