Athletico Paranaense pode ser comprado por dono de time da NFL

Paola Zanon | 11/12/2023 - 13:18

Zygi Wilf, dono do Minnesota Vikings, da NFL, terá uma reunião com Mário Celso Petraglia, presidente do Athletico Paranaense, na intenção de fazer uma oferta para comprar o clube brasileiro.

De acordo com a Ric Esportes, Petraglia tem uma viagem agendada para os Estados Unidos ao longo desta semana para tratar de assuntos de SAF e ouvir possíveis ofertas pelo Athletico.

O objetivo do atual presidente do Furacão é vender 40% das ações do time por aproximadamente R$ 3 bilhões, mas não descarta negociar uma parcela majoritária, dependendo dos valores das ofertas.

Dono dos Vikings tem histórico no esporte

Empresário, bilionário e dono dos Vikings desde 2005, Zygi Wilf já é dono de outro time fora da NFL: o Orlando City, da MLS, desde 2021. Além disso, ele também já tentou comprar o Minnesota Timberwolves, da NBA, mas as negociações não avançaram.

O fato de Wilf ser dono do Orlando, inclusive, pode ajudar a encaminhar a compra do Athletico-PR, que pretende contratar Alex Leitão como CEO do time a partir de 2024, visto que o atual, Alexandre Mattos, tem avançado nas negociações para assumir o cargo de diretor do Vasco.

Durante sete anos, o empresário brasileiro foi um dos principais executivos do Orlando City. Por estar a par de como os negócios funcionam na MLS, Leitão pode ser uma peça importante para facilitar as conversas entre Wilf e Petraglia.

O Furacão terminou o Campeonato Brasileiro 2023 na oitava colocação da Série A, garantindo sua permanência na primeira divisão para 2024, além de uma vaga direta na Copa Sul-Americana.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.