Toda segunda-feira, o offensive tackle do Philadelphia Eagles, Lane Johnson, vai às redes sociais e compartilha conselhos sobre saúde mental com seus seguidores.
Como um defensor da busca pelo bem-estar pessoal, o jogador não esconde seus próprios problemas com a depressão e a ansiedade que quase o fizeram abandonar o esporte.
— De 50% a 60% dos atletas têm algum tipo de transtorno de ansiedade. Muitas vezes, quando você pergunta a alguém como ele está, dirá que estão bem, mas esse não é o caso de forma alguma — diz, em uma de suas publicações.
As mensagens sempre vêm acompanhadas das hashtags #MentalHealthMonday, que faz referência ao dia que usa como gancho para escrever seus recados, e #PaveTheLane, cuja tradução pode ser algo como “pavimente a pista”, em um trocadilho com seu próprio nome.
On Mondays, Eagles OT @lanejohnson65 often shares advice and insight on mental wellness, and advocates for vulnerability and courage in the mental health space.
His message impacts players, NFL fans and beyond. Thank you, Lane.💚#MentalHealthAwarenessMonth pic.twitter.com/Cqjg0BHfXF
— NFL (@NFL) May 10, 2023
Outros conselhos publicados por Johnson abordam vulnerabilidade e técnicas de controle da ansiedade. “Todos nós estamos passando por algo, então confira como estão seus familiares e amigos. Saúde mental importa!”, diz um de seus posts.
— Comunicação é chave. Não tenha medo de revelar seu verdadeiro ‘eu’ e como está se sentindo.
Quase largou tudo
Em 2021, um período difícil fez Lane Johnson querer desistir da carreira.
A pressão era tanta que ele chegou a dar um ‘sumiço’ nos Eagles e não apareceu para um jogo contra o Kansas City Chiefs. Horas antes da partida, ele entrou em seu carro e decidiu dirigir até a casa de sua família, em Oklahoma, em vez do estádio Lincoln Financial Field, onde deveria estar.
— Eu sentia que meu corpo estava desligando, e eu não conseguia fazer o que normalmente faço — revelou, em entrevista à ESPN.
VEJA TAMBÉM
+ NFL não perdoa jogadores apostadores e pune atletas gravemente
++ Prospecto vai às lágrimas após ser draftado pelo Indianapolis Colts
Dias depois, Johnson anunciou seu retorno às atividades da equipe e citou a saúde mental como uma questão central em sua fuga.
— Depressão e ansiedade são coisas com as quais eu lidei por muito tempo e mantive escondidas de meus amigos e família. Se você, lendo isso, está sofrendo, por favor saiba que não está sozinho.
Hoje, o offensive tackle dos Eagles dá palestras e se posiciona publicamente para atrair atenção ao tema de cuidados psicológicos no esporte. Como ele mesmo coloca, “saúde mental é só parte da sua história e parte de quem você é”.
Em uma dessas segundas-feiras, a mensagem de Johnson parecia dirigida a si mesmo.
— É difícil para as pessoas admitirem que precisam de ajuda. O orgulho entra no caminho às vezes.