NFL: astro dos Eagles aconselha sobre saúde mental após quase desistir do esporte

Pedro Rubens Santos | 10/05/2023 - 22:00

Toda segunda-feira, o offensive tackle do Philadelphia Eagles, Lane Johnson, vai às redes sociais e compartilha conselhos sobre saúde mental com seus seguidores.

Como um defensor da busca pelo bem-estar pessoal, o jogador não esconde seus próprios problemas com a depressão e a ansiedade que quase o fizeram abandonar o esporte.

— De 50% a 60% dos atletas têm algum tipo de transtorno de ansiedade. Muitas vezes, quando você pergunta a alguém como ele está, dirá que estão bem, mas esse não é o caso de forma alguma — diz, em uma de suas publicações.

As mensagens sempre vêm acompanhadas das hashtags #MentalHealthMonday, que faz referência ao dia que usa como gancho para escrever seus recados, e #PaveTheLane, cuja tradução pode ser algo como “pavimente a pista”, em um trocadilho com seu próprio nome.

Outros conselhos publicados por Johnson abordam vulnerabilidade e técnicas de controle da ansiedade. “Todos nós estamos passando por algo, então confira como estão seus familiares e amigos. Saúde mental importa!”, diz um de seus posts.

— Comunicação é chave. Não tenha medo de revelar seu verdadeiro ‘eu’ e como está se sentindo.

Quase largou tudo

Em 2021, um período difícil fez Lane Johnson querer desistir da carreira.

A pressão era tanta que ele chegou a dar um ‘sumiço’ nos Eagles e não apareceu para um jogo contra o Kansas City Chiefs. Horas antes da partida, ele entrou em seu carro e decidiu dirigir até a casa de sua família, em Oklahoma, em vez do estádio Lincoln Financial Field, onde deveria estar.

— Eu sentia que meu corpo estava desligando, e eu não conseguia fazer o que normalmente faço — revelou, em entrevista à ESPN.

VEJA TAMBÉM

+ NFL não perdoa jogadores apostadores e pune atletas gravemente

++ Prospecto vai às lágrimas após ser draftado pelo Indianapolis Colts

Dias depois, Johnson anunciou seu retorno às atividades da equipe e citou a saúde mental como uma questão central em sua fuga.

— Depressão e ansiedade são coisas com as quais eu lidei por muito tempo e mantive escondidas de meus amigos e família. Se você, lendo isso, está sofrendo, por favor saiba que não está sozinho.

Hoje, o offensive tackle dos Eagles dá palestras e se posiciona publicamente para atrair atenção ao tema de cuidados psicológicos no esporte. Como ele mesmo coloca, “saúde mental é só parte da sua história e parte de quem você é”.

Em uma dessas segundas-feiras, a mensagem de Johnson parecia dirigida a si mesmo.

— É difícil para as pessoas admitirem que precisam de ajuda. O orgulho entra no caminho às vezes.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.