Victor Wembanyama sequer fez a sua estreia na NBA pelo San Antonio Spurs, mas o seu nome já é um dos mais comentados pelos analistas e ex-jogadores. A bola da vez agora é tentar entender onde Gregg Popovich, técnico do seu time, vai usar o número 1 do Draft de 2023 durante os jogos na próxima temporada.
Há, é claro, muitas opções de onde o gigante francês poderia se encaixar nos Spurs. Versátil em seus movimentos, Wemby é um jogador que consegue alinhar, ao mesmo tempo, eficiência nos arremessos de quadra e domínio do garrafão. Um jogador com estas características, pode servir como uma espécie de coringa no time, é o que garante Paul Pierce.
— Precisamos que ele esteja em todos os lugares. Seu talento é ilimitado, com tudo que ele pode fazer na quadra. Então, eu apenas deixaria ele se desenvolver, encontrar o seu melhor e ver onde se encaixa em termos de trabalho de equipe.
LEIA MAIS
+ Treinador dos Warriors se torna dono de time espanhol
++ NBA aplica multa em James Harden após comentários sobre presidente do 76ers
The future is bright in San Antonio ✨
In the Ring of the Rowel finale, the Spurs look forward to building on the strong foundation set over the past 50 years!
"Our Future" is out now 🎥 https://t.co/rEpLghyclI pic.twitter.com/Q0W8LrhxAE
— San Antonio Spurs (@spurs) August 17, 2023
Afinal, pivô ou não? Onde Victor Wembanyama jogará?
Com incríveis 2 metros e 26 centímetros, a escolha mais “óbvia” para Victor Wembanyama seria usá-lo como pivô daqueles mais tradicionais, dominantes no garrafão, correto? Errado. Pelo menos essa é a opinião de Paul Pierce, campeão com o Boston Celtics, em 2007/08, no podcast Showtime Basketball, em resposta ao seu ex-companheiro de time, Kevin Garnett.
— Não existe mais essa de pivô tradicional. Eu só preciso que ele seja um jogador. Se está livre, arremesse; faça bloqueios. Jogue o jogo, ele tem um talento natural pra isso. As vezes vai cometer erros, mas deixa ele jogar o jogo. Invada o garrafão, drible. Se movimente pela quadra. Se não funcionar, coloca no garrafão, testa outra função. Coisas do tipo — defendeu Pierce.
O fato é que há poucas certezas de como Popovich vai usar Wemby em São Francisco. A maior preocupação, no entanto, diz respeito a sua estrutura física, considerada muito magra para os padrões da NBA. Nem mesmo os 100 quilos de Wemby dão conta de preencher tanto espaço em seu corpo e de 2,26 metros. A expectativa é que ele faça um trabalho específico de fortalecimento muscular.
“Jogaria igual Jokic”, diz Paul Pierce sobre Wembanyama
A única “certeza” é que Victor Wembanyama não é o maior fã de fazer o trabalho de pivô. Ele costuma ser o centro das ações ofensivas por onde passou. O francês mostrou bom nível de QI para tomar decisões e encontrar seus companheiros livres.
Um estilo de jogo, em certo modo, parecido com o de Nikola Jokic, MVP e atual campeão da NBA, com o Denver Nuggets.
— Eu colocaria ele para iniciar as jogadas ofensivas na ponta do garrafão. Ele é muito alto, consegue ver por cima da defesa. Da mesma maneira que Jokic joga. Ele consegue arremessar de lá, talvez consiga passar, fazer alguns dribles. Penso nele dessa maneira — destacou Paul Pierce.
The moves from Wemby on this possession 👀
Watch the game free on the NBA App ⤵️https://t.co/MU2UA1Fmdu pic.twitter.com/oPUUYeg1bU
— NBA (@NBA) April 8, 2023
O fato é que todos nós estaremos de olho nos próximos capítulos envolvendo Victor Wembanyama e como ele vai jogar pelo San Antonio Spurs. Se tudo der certo, o francês estreia no próximo dia 25 de outubro, contra o Dallas Mavericks de Luka Doncic.