NBA 2K: rating de estreia absurdo de Wembanyama deixa LeBron, Curry e outros para trás

Márcio Júnior | 10/08/2023 - 16:31

Victor Wembanyama ainda não fez a sua estreia oficial com a camisa do San Antonio Spurs na NBA, mas o seu nome carrega uma das maiores expectativas já criadas para um novato.

E essa enorme expectativa em torno do francês de 19 anos e 2,26m de altura, é vista, também, no principal jogo de basquete da atualidade, faltando um mês para o lançamento oficial: o NBA 2k24.

Por lá, o francês recebeu o maior rating de um estreante na liga desde o lançamento do primeiro jogo, em 1999, deixando para trás – e por muito! – nomes consagrados como de LeBron James, Stephen Curry e o duas vezes MVP, Nikola Jokic.

LEIA MAIS

+ Dwyane Wade X Paul Pierce: armador responde provocação e diz quem foi o melhor

++ Nikola Jokic recebe homenagem inusitada de Calleri, atacante do São Paulo

Wembanyama tem rating de estreia maior que LeBron, Curry e outros grandes craques no NBA 2K

Quem costuma jogar a franquia NBA 2k sabe que o rating – número de avaliação geral – do primeiro ano de um jogador pode decepcionar. Nomes que hoje estão incluídos na lista dos maiores de todos os tempos tiveram uma primeira avaliação moderada e, em alguns casos, consideradas bem abaixo do potencial.

O francês chegou ao principal jogo de basquete da atualidade com, nada mais nada menos, que 84 de overall. Esta foi a maior avaliação de um novato desde a estreia do game, em 1999. E considerando nomes como o do duas vezes MVP da NBA, e atual campeão Nikola Jokic, essa diferença é absurda.

Em seu primeiro ano no jogo, o atual campeão da NBA, Nikola Jokic, foi avaliado com apenas 68 de overall, quase 20 pontos a menos que o francês. O sérvio só foi conseguir “superar” a avaliação de Wembanyama na versão de 2018 do game, quando foi rankeado com 88 de over. Hoje, Jokic ostenta o maior rating do jogo, com 98 pontos de overall.

Embora não há como ter 100% de certeza que um jogador será um dia um grande astro na NBA, nomes como LeBron James, que já era considerada uma grande sensação antes mesmo de estrear na maior liga de basquete do mundo, não tiveram um rating tão alto quanto o de Victor Wembanyama. O astro dos Lakers, por exemplo, estreou no game com 78 de overall, seis pontos abaixo de Wemby. Hoje, LeBron ostenta 96 de over.

Já o maior cestinha da história do Golden State Warrios e quatro vezes campeão da NBA, Sthepen Curry, teve 69 de overall em sua primeira aparição no 2K10. O camisa 30 só foi igualar os mesmos 84 recebidos pelo francês quatro edições depois, no 2K13. Hoje os 96 de over de Curry são um número, definitivamente, melhor.

Outro que aparece com uma diferença absurda é o também campeão de MVP Giannis antetokounmpo. Em seu primeiro ano o grego teve apenas 60 de overall, no 2K14. Ele só conseguiu chegar perto de Wemby na edição de 2017, com 83. O over atual do grego é de 96.

Zion Williamson foi top 1 do Draft mais próximo de Wembanyama

O jogador Top do Draf da NBA que teve o rating mais próximo de Victor Wembanyama foi o ala-pivô do New Orleans Pelicans, Zion Williamson. Na edição 2K20, ano de sua entrada na NBA, Zion teve 81 de over, dois a menos que o francês.

Além dele, outros três jogadores romperam a barreira dos 80 pontos de rating no seu primeiro ano de NBA: Kyrie Irving, armador do Dallas Mavericks, com 81 de over na edição NBA 2K12, com 81; e Anthony Edwards, ala do Minnesota Timberwolves, também com 81, na edição NBA 2K21.

Confira o primeiro rating de outros astros da NBA no 2K

Kevin Durant

  • 2K07 – 80
  • 2K24 (atual) – 96

Jason Tatum

  • 2K18 – 77
  • 2K24 (atual) – 95

Anthony Davis

  • 2K13 – 79
  • 2K24 (atual) – 94

Joel Embiid

  • 2K15 – 77
  • 2K24 (atual) – 96

Luka Doncic

  • 2K18 – 79
  • 2K24 (atual) – 95
Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.