Dwyane Wade X Paul Pierce: armador responde provocação e diz quem foi o melhor

Márcio Júnior | 09/08/2023 - 17:00

A discussão de quem foi o melhor já é algo comum na NBA. E a A polêmica da vez envolve Dwyane Wade, armador três vezes campeão com o Miami Heat, e Paul Pierce, campeão da temporada 2007/09 pelo Boston Celtics.

A polêmica comparação começou lá em 2019, mas se estende até hoje. A primeira vez que Paul Pierce citou que teve uma carreira melhor que a do rival de Miami foi furante sua participação no quadro “Soro da verdade”, da ESPN americana. Lá em 2019, o ala-armador do Boston Celtics afirmou, categoricamente, que teve uma carreira melhor que a do rival de Miami.

Em 2023, Paul Pierce voltou a falar sobre a carreira de Dwyane Wade e continuou garantindo que teve mais sucesso individualmente falando. Depois da primeira alfinetada, Dwyane Wade decidiu não comentar. Mas, poucos dias antes de ser imortalizado no hall da fama da NBA, Wade, finalmente, respondeu.

VEJA MAIS

+ Lakers preparam grande homenagem a Kobe e Gigi Bryant em data simbólica

++ Austin Reaves defende estátua de LeBron em Los Angeles: ‘Maior jogador’

 

“Tive a melhor carreira. Fácil”, diz Paul Pierce

Para entender melhor essa história, é importante voltar um pouco no tempo, mais precisamente para  de 2019. Naquele ano, Wade estava se aposentando das quadras. Em 5 de abril daquele ano, durante o programa “The NBA Countdown”, Paul Pierce, à época comentarista da ESPN americana, respondia, ao lado de outros participantes, qual jogador o armador do Heat superou em termos de carreira.

Em determinado momento, Pierce teve que comprar a sua própria carreira com a de Dwyane Wade. E foi ai que a polêmica começou. E para defender a tese que teve uma carreira melhor, Paul Pierce citou os companheiros que o armador teve ao longo dos anos. Para ele, o fato de DWade ter atuado ao lado de nomes como LeBron James, Chris Bosh e Shaquille O'Neal, fez a diferença para ele conquistar três anéis de campeão da NBA.

— Você precisa ter sorte e ser a benção de atuar com outros grandes jogadores para ser campeão e Dwyane não ganhou títulos sem Shaquille O’Neal, LeBron James e Chris Bosh. Se, quando tivesse 24 ou 25 anos, você colocasse caras como esses ao meu lado, eu teria conquistado uns cinco títulos da NBA. Aliás, eu tive a melhor carreira de nós. Fácil — disse Paul Pierce.

A polêmica, é claro, se estendeu por anos e Paul Pierce voltou a comentar sobre os companheiros de Dwyane Wade teve durante sua carreira.

— Coloque Shaq no meu time, LeBron e Bosh, eu não vou vencer um título? LeBron, Bosh e eu, não vamos vencer dois títulos? É o que digo. Eu arremesso de 3 pontos, média distância, garrafão, lance livre. Quem é melhor? —  disparou Paul Pierce.

“Aluguel é caro, e eu moro sem pagar”, provoca Dwyane Wade

Anos se passaram desde aquela declaração, e Dwyane Wade seguia sem responder. Até que recentemente, dias antes de se incluído no hall da fama da NBA, em entrevista ao podcast “Dan Le Batard Show”, a provocação foi, finalmente, respondida. E com uma dose de ironia.

— Aluguel é caro nos Estados Unidos, e eu moro (na mente de Pierce) sem pagar. Deixa ele continuar. Eu gosto de viver sem pagar aluguel. Está tudo documentado, não preciso falar nada. Eu prefiro deixar vocês falarem sobre isso. Não vou ficar comparando meu jogo com quem já não joga mais, ou mesmo quem ainda joga. Não é mais meu desafio — disse Dwyane Wade, que será um dos nomes incluídos no hall da fama da NBA.

Wade, claro, ainda aproveitou para rebater as “acusações” de que não teria uma carreira vencedora caso não tivesse jogado ao lado de grandes nomes da história do basquete.

— Muita gente ficou chateada por eu ter jogado com Shaq, LeBron. Não é “fácil” jogar com esses caras, com diferentes características. Eu tive que aprender a jogar com eles, e aprendi. Eu estou feliz com minha carreira, cada um que fique triste pela sua, mas eu estou feliz com a minha — finalizou Wade.

Afinal, quem teve uma melhor carreira? Dwyane Wade ou Paul Pierce?

No início da década de 2010 os jogos entre Miami Heat e Boston Celtics eram sinônimo de rivalidade. Dwyane Wade e Paul Pierce se enfrentaram inúmeras vezes pelos playoffs da NBA, protagonizando alguns confrontos históricos.

No “placar geral” do confronto entre os dois craques, Dwyane Wade leva vantagem. Foram três anos seguidos se encontrando nos playoffs, de 2010 à 2012. Destas, Paul Pierce, ao lado de Kevin Garnett e Ray Allen, levou a melhor em apenas uma, em 2010. Nos dois anos seguintes, o trio Dwyane Wade, Chris Bosh e LeBron James saíram vitoriosos.

Confirma os números de Dwyane Wade x Paul Pierce – Temporada regular

Dwyane Wade – Temporada Regular

  • Pontos: 20.0
  • Rebotes: 4.7
  • Assistências: 5.4
  • Arremessos: 48.0%

Paul Pierce – Temporada Regular

  • Pontos: 19.7
  • Rebotes: 5.6
  • Assistências: 3.5
  • Arremessos: 44.5%

 

Confirma os números de Dwyane Wade x Paul Pierce – Playoffs

Dwyane Wade – Playoffs

  • Pontos: 22.3
  • Rebotes: 5.2
  • Assistências: 4.9
  • Arremessos: 47.4%
  • Títulos: 3

Paul Pierce – Playoffs

  • Pontos: 18.7
  • Rebotes: 5.8
  • Assistências: 3.4
  • Arremessos: 42.3%
  • Títulos: 1
Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.