NBA: Onipresente, Wembanyama encerra sequência negativa dos Spurs

Victor Francisco | 13/02/2024 - 00:05

O fenômeno Victor Wembanyama pode não ter chegado ao icônico San Antonio Spurs no melhor dos anos, já que a equipe é simplesmente a última da Conferência Leste. Mas o novato francês assombra a NBA em quase todos os jogos. Hoje, foi a vez de Wemby ser dono absoluto dos rebotes na vitória de sua equipe no Canadá, contra o Toronto Raptors. Foram dois ofensivos e doze (!) defensivos, além de 10 bloqueios.

E claro, ele não deixou de ser o cestinha da vitória do time do Texas, com 27 pontos no total. Devin Vessel, seu colega de time, fez 25 pontos e do lado dos anfitriões, Gradey Dick anotou 18 pontos.

Timeouts dos Raptors não foram capazes de salvar o time do Canadá de Wembanyama

Os Spurs jogavam para tentar evitar a sua oitava derrota seguida ao visitar o time canadense. Ambos os times vinham de derrotas duras – os Spurs, 123 x 103 dos Nets; os Raptors, 119 x 95 dos Cavaliers.

Os Raptors saíram com a bola, mas Poeltl não foi feliz no arremesso. Já Wembanyama e os Spurs, foram mais do que felizes – acertaram duas bolas de três, roubaram uma bola e forçaram o tempo dos donos da casa ao abrirem 8 a 0 em menos de um minuto.

O tempo fez bem aos donos da casa, que empataram o jogo em 10 a 10 faltando 7 minutos para o fim do primeiro período. A confiança subiu à cabeça dos anfitriões, que tentaram transições forçadas, foram interceptados e ficaram novamente oito pontos atrás. Apesar de uma certa reação dos Raptors com bolas de três de Gradey Dick, o quarto inicial terminou 34 a 28 para os visitantes.

O início do segundo período foi desastroso para os Raptors, que erravam tanto que até umas das bolas entregues aos Spurs não foi captada pelas câmeras. O placar foi a 47 a 32 e mais um tempo foi pedido pelo time do Canadá.

A altura e amplitude de Wembanyama no garrafão permitiam aos Spurs controlarem o relógio, dominarem a posse com segurança e, quando não pontuavam, forçavam faltas. A partida foi para o intervalo em 67 a 50 para o time do Texas.

O terceiro período não mudou o panorama do jogo, apenas acelerou a vitória dos Spurs, com a defesa dos Raptors dando ainda mais espaços. Protocolares, os Spurs descansaram seus principais jogadores, entre eles, claro, Wembanyama, e seguiram rumo ao término da partida com a vitória de 122 a 99.

O que vem por aí para Spurs e Raptors?

Com campanhas desesperançosas, ambos os times simplesmente buscam um fim de temporada digno. Os Spurs (10-43), depois de encerrar a sequência de sete derrotas, buscam nova vitória, contra os vizinhos de Dallas, os Mavericks.

Já os Raptors (19-34), 12º na Conferência Leste, buscará a reabilitação contra o Indiana Pacers.

Escrito por Victor Francisco
Campeão Brasileiro de Futebol Americano pelo Corinthians Steamrollers (2011), Victor é jornalista, com experiência na área esportiva como Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League. É fundador da plataforma de mídia Salão Oval, destinada ao futebol americano no Brasil. Foi narrador e comentarista do futebol americano praticado no Brasil no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte.com e ESPN.