COLUNAS

Top 5 maiores torcidas da NBA

Top 5 maiores torcidas da NBA

Primeiramente, você conferiu o Top 10 maiores torcidas da NBA. Em seguida, verá o Top 5 maiores torcidas da NBA, afinal, seja nos Estados Unidos, no Brasil ou no mundo, há torcedores da NBA espalhados por todos os lados. Mas será que algum clube chega perto dos 150.8 milhões de seguidores que tem todas as redes sociais da maior liga de basquete do mundo?

Para chegar a esta conclusão, vasculhamos o número de seguidores nas redes sociais das franquias, afinal, a média de público das arenas é similar entre as equipes, pois a capacidade de todas gira em torno de 20 mil lugares. Dessa forma, em número de fãs, somando as quatro principais redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, quem forma o top 5?

Top 5 maiores torcidas da NBA

5º Houston Rockets

Abrindo o Top 5 maiores torcidas da NBA, equipe foi fundada em 1967 como San Diego Rockets e mudou-se para Houston em 1971. O Rockets venceu as finais da NBA de 1994 com Hakeem Olajuwon como grande estrela e, em seguida, as finais de 1995 com o reforço de Clyde Drexler. Assim, Moses Malone, James Harden e Olajuwon já foram eleitos MVP da NBA enquanto jogavam pelo Houston Rockets.

A popularidade do clube acontece parte por sua história, mas outra parte por curiosidades e grandes estrelas recentes. A parte curiosa foi a contratação do pivô chinês de 2.29 cm, Yao Ming. O campeão de pontuação McGrady e o forte rebote Yao formaram uma dupla bem considerada que ajudou o Rockets a vencer 22 jogos consecutivos na temporada 2007/08, que foi na época a terceira sequência de vitórias mais longa na história da NBA .

Mas, sem dúvidas, o maior crescimento em popularidade se dá pela chegada, permanência, evolução e idolatria de James Harden. O Barba não conseguiu dar o título aos Rockets, mas deu muito trabalho nos playoffs e, não à toa, é o maior artilheiro de todos os tempos com a mão esquerda na história da NBA, foi o cestinhas da NBA por três temporada seguidas (2017/18, 2018/19 e 2019/20) e foi eleito MVP da NBA em 2017/18.

Por fim, ainda conta com um dos salários mais altos da liga, elevando o nível dos Rockets nos últimos anos. Assim, o time de Houston soma 24.1 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo 13º no YouTube, com 91 mil fãs, 8º no Twitter, com 3.1 milhões, 6º no Instagram, com 5.3 milhões, e ainda mais, é o 3º em popularidade no Facebook, com incríveis 15.7 milhões de curtidas.

4º Miami Heat

O Heat se juntou à liga na temporada 1988/89 como uma equipe de expansão. Após o ex-técnico Pat Riley ser nomeado presidente do time durante a década de 1990, o time de Miami se tornou o candidato aos playoffs. Em 2006, a equipe ganhou seu primeiro campeonato da NBA com Dwyane Wade e Shaquille O'Neal, com Riley como treinador principal.

Quatro anos depois, Wade, LeBron James e Chris Bosh criaram o “Big Three” e levaram o Heat a quatro finais consecutivas da NBA, vencendo as edições de 2012 e 2013. Quanto adquiriram o All-Star Jimmy Butler em 2019, o Miami Heat voltou as finais da NBA em 2020. Contudo, enfrentaram os Lakers, time do ex-Big ThreeLeBron James, inclusive MVP das finais.

Portanto, com o grande nome de LeBron James, a franquia se alavancou em faturamento, títulos e popularidade, se tornando a 6ª equipe com mais títulos da liga (juntamente com o Philadelphia 76ers e o Detroit Pistons). Igualmente com a lenda e maior cestinha da equipe, Wade, o Heat teve sua expansão de torcedores.

Assim, contam com 24.4 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo 7º no Instagram, com 4.9 milhões de fãs, 6º no YouTube, com 138 mil inscritos, 4º no Facebook, com incríveis 14.6 milhões de curtida e, por fim, 3º com mais seguidores no Twitter, com 4.8 milhões.

Top 3 maiores torcidas da NBA

3º Chicago Bulls

A equipe viu seu maior sucesso durante a década de 1990. Não é uma grande surpresa, certo? Michael Jordan, Scottie Pippen e o técnico Phil Jackson levaram o Bulls a seis campeonatos da NBA entre 1991 e 1998. Os Bulls são a única franquia da NBA a ganhar vários campeonatos sem nunca perder uma série de finais da NBA em sua história. Seu sucesso desempenhou um papel importante na popularização da NBA em todo o mundo.

Não à toa, sua popularidade é tão gigantesca. O clube não faz boas campanhas há muitas temporadas, mas segue com alto número de fãs devido ao sucesso da década de 1990 e por ter tido a lenda considerada o maior jogador de basquete de todos os tempos, Jordan, no elenco. Com o documentário The Last Dance, sobre os títulos da equipe de Chicago, o número de fãs cresceu ainda mais.

A equipe, pós-Jordan e cia, ainda é a 3ª maior vencedora da liga (juntamente com o Golden State Warriors). O clube voltou a ter o nome no cenário do basquete quando Derrick Rose foi draftado na 1ª escolha do Draft de 2008 pelo Bulls. Em 2011, Rose levou o prêmio de MVP da NBA, colocando o clube no mapa novamente e, com ele, o clube voltou a figurar nos playoffs, crescendo ainda mais sua popularidade na era da internet.

Dessa forma, o Chicago Bulls soma 28.1 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo 4º colocado no YouTube, com 214 mil fãs, bem como no Twitter, com 4.3 milhões, ainda mais no Instagram, com 6.6 milhões. Em conclusão, no Facebook, fica na 2ª posição, com uma massa de 17 milhões de curtidas.

2º Golden State Warriors

A equipe foi fundada em 1946 como Philadelphia Warriors e já no ano seguinte ganhou o primeiro título da NBA. Em 1948, defendendo o título, ficaram com o vice-campeonato. Venceram a NBA novamente em 1956, antes de se mudar para a baía de San Francisco, em 1962, passando a se chamar San Francisco Warriors.

Finalmente se tornou o Golden State Warriors em 1971, ganhou o terceiro titulo do time em 1975. Em 2015, a franquia voltou à glória do campeonato com uma equipe liderada por Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Os Warriors também venceram os campeonatos de 2017 e 2018, com os mesmos atletas já mencionados, mais também com Kevin Durant no elenco.

A altíssima popularidade dos Warriors se dá pelo incrível momento recente da equipe, justamente na época de explosão das redes sociais. Aliado a isso, a bravura de Green – exaltada na web -, bem como as bolas de três pontos dos Splash Brothers, Klay Thompson e Stephen Curry, revolucionando a forma de jogar basquete na liga e no mundo, elevaram o status do GSW.

Gigante popularidade

Este último, inclusive, é de grande popularidade. O MVP de forma unânime da liga em 2015/16, soma no Instagram 36,8 milhões seguidores, apenas 1.8 milhão a menos que a quantia geral do clube em todas as redes sociais. Stephen Curry, astro mor da equipe, segue no clube e, inclusive, foi o cestinha da NBA na última temporada, 2020/21.

Neste ínterim, o clube ocupa a 2ª colocação geral com 38.6 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo 5º colocado no Facebook, com 11.5 milhões de curtidas. Já no Twitter fica com a 2ª posição, com 6.8 milhões de fãs. Por fim, lideram em seguidores no YouTube e Instagram. No YT, é a única equipe a atingir mais de 1 milhão de inscritos, com 1.1 milhão de fiéis. Fechando a lista, seu Insta conta com imbatíveis 19.2 milhões de seguidores.

1º Los Angeles Lakers

A equipe começou sua existência em 1947 com a compra do Detroit Gems da National Basketball League (NBL). A franquia mudou-se para Minneapolis e mudou seu nome para Minneapolis Lakers. O clube venceu o campeonato da NBL em 1948 antes de ingressar na rival Basketball Association of America, onde ganharia cinco dos próximos seis campeonatos, liderados pelo astro George Mikan.

Depois de lutar financeiramente no final dos anos 1950 após a aposentadoria de Mikan, a franquia se mudou para Los Angeles antes da temporada 1960/61. Assim, seguiram a linha do sucesso, vencendo a liga em 1972, 1980, 1982, 1985, 1987, 1988, 2000, 2001, 2002, 2009, 2010 e 20020, totalizando 17 título da NBA, igualando o Boston Celtics, maior rival, que atingiu tal marca em 2008.

Alguns dos maiores jogadores da NBA já jogaram pelo Lakers, como Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e LeBron James. Inclusive, o crescimento de popularidade se deu na década de 2000, quando venceram três títulos seguidos (2000-2002). Neste período, Kobe O'Nelal fizeram uma dupla imbatível.

Gigante popularidade

Já em 2009 e 2010, Bryant já figurava entre os maiores da história e rendia comparações a Michael Jordan. Assim, venceu também o prêmio de MVP das finais. O astro ajudou a popularizar o clube na era da internet, tendo jogado até 2016. A morte de um dos maiores ídolos do basquete e do Lakers chocou o mundo e fez as redes sociais do LAL aumentar os seguidores também.

Por fim, chegada de LeBron James nos Lakers, em 2018, fez o clube crescer ainda mais de popularidade, afinal, o astro leva uma bagatela de 100 milhões de seguidores no Instagram, ou seja, por onde passa leva fãs, tendo mais fãs que o Top 14 ao Top 30 da lista juntos e mais seguidores que qualquer um dos clubes em todas as redes sociais juntas. Só perde para todas as redes sociais da NBA juntas.

Então, os Lakers somam quase 50 milhões de seguidores em todas as suas redes sociais (49.9 milhões), liderando o top 5 maiores torcidas da NBA, sendo 2º colocados no YouTube, com 484 mil inscritos, assim como o Instagram, com 17.7 milhões de fãs. Além disso, lideram o Twitter, com 10.1 milhões de seguidores, sendo o único clube com mais de 10 milhões. Fechando a lista, ficam na 1ª posição também no Facebook, com 21.7 milhões de curtidas, sendo a única franquia com mais de 20 milhões.

Foto destaque: Reprodução / Highlark

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

NFL, NBA MMA e MLB. Notícias, relatos e colunas. E uma pitada de humor de tiozão. Contato: contact@quintoquartobr.com
Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top