NBA: titular do Thunder, Josh Giddey está ‘abaixo’ dos colegas nos playoffs

Paola Zanon | 25/04/2024 - 13:07

Josh Giddey faz parte do quinteto titular do Oklahoma City Thunder, que terminou a temporada 2023-24 da NBA como líder da Conferência Oeste, mas sua atuação nos playoffs ainda está abaixo do nível de seus colegas de equipe.

Nos dois primeiros jogos da primeira rodada dos playoffs —seus primeiros jogos de pós-temporada desde que entrou na liga—, contra o New Orleans Pelicans, o australiano foi o titular que menos pontuou. Sua média, por enquanto, é de 7,5 pontos; a segunda média mais baixa entre o quinteto principal é a de Lu Dort, com 10,5.

Além disso, Josh também é o jogador titular com menos tempo em quadra na atual pós-temporada; no Jogo 1, foram apenas 19 minutos jogados, e no Jogo 2, o tempo de quadra saltou para 25 minutos.

Nascido em Melbourne, capital da Austrália, Giddey tem 21 anos e foi selecionado pelo Oklahoma City Thunder no Draft de 2021, como a sexta escolha geral da primeira rodada.

O ala cumpriu as expectativas da franquia e, logo em sua primeira temporada, se tornou o segundo jogador na história da NBA a registrar um duplo-duplo sem pontos: foram 10 rebotes e 10 assistências na vitória por 117 a 112 justamente sobre os Pelicans, no dia 26 de dezembro de 2021.

Apesar de ter conseguido conquistar seu espaço no time de Oklahoma City, Josh Giddey ainda está muito abaixo de nomes como Shai Gilgeous-Alexander, principal jogador da equipe, e do novato Chet Holmgren.

Na atual temporada, Giddey alcançou médias de 12,3 pontos, 6,4 rebotes e 4,8 assistências por partida, em 25 minutos de quadra. Mas seu terceiro ano na NBA ficou marcado por um escândalo, seguido de investigações da própria liga.

No final de novembro de 2023, Josh foi acusado de manter relações sexuais com uma menor de idade. Na época em que o relacionamento aconteceu, o jogador tinha 19 anos, enquanto a garota tinha apenas 15.

A própria adolescente publicou nas redes sociais imagens ao lado do atleta, confessando o ato sexual, mas nos Estados Unidos, a idade legal para esse consentimento é de 16 anos.

Josh Giddey chegou a ser questionado na época em que a acusação surgiu, mas preferiu não fazer nenhum comentário a respeito do assunto. O Thunder e a NBA também não se manifestaram.

O que aconteceu com Josh Giddey após a acusação de envolvimento com menor de idade?

As investigações sobre a denúncia de Josh Giddey se envolver sexualmente com uma menor de idade enfrentaram dificuldades no começo, já que nem a garota, nem seus pais, quiseram colaborar ou prestar algum tipo de depoimento para as autoridades.

Mais tarde, a defesa do jogador alegou que a suposta vítima mentiu a idade para o australiano, afirmando que ela tinha 19 anos —a mesma idade de Josh na época.

Os dois se conheceram em uma balada, mas Giddey cortou relações com a adolescente assim que descobriu a verdadeira idade dela. Ainda de acordo com os advogados do australiano, a garota se mostrou arrependida por ter mentido, mas seguiu se recusando a colaborar com as investigações.

No dia 17 de janeiro de 2024, o site TMZ divulgou que o Departamento de Polícia de Newport Beach encerrou o caso, sem consequências judiciais para Josh Giddey. O motivo foi que sem os depoimentos da adolescente e de sua família, não haviam provas suficientes para formalizar uma acusação.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.