NBA: Thunder segura Timberwolves e acirra disputa pelo topo do Oeste

Paola Zanon | 21/01/2024 - 00:38

O Oklahoma City Thunder levou a melhor no duelo entre primeiro e segundo colocados da Conferência Oeste e venceu o Minnesota Timberwolves por 102 a 97, em uma partida bastante equilibrada na noite deste sábado (20).

O Thunder não se intimidou no Target Center e começou a partida com uma corrida de 9 a 0, até que os donos da casa resolveram anotar a primeira cesta com Karl-Anthony Towns.

Mas o trabalho defensivo dos visitantes ainda falou mais alto ao limitar o ataque dos Wolves —que é o melhor da temporada até agora— a apenas cinco pontos em sete minutos de jogo, sem cometer nenhuma falta, e anotando mais de 20 pontos enquanto isso.

11 dos 21 primeiros pontos do Oklahoma foram em cima de turnovers do Minnesota. Apesar do péssimo começo, os Wolves conseguiram se recuperar e fecharam o primeiro período apenas seis pontos atrás no placar.

A intensidade dos donos da casa se manteve no início do segundo quarto, tanto que conseguiram empatar o placar nos quatro primeiros minutos, deixando a partida bem mais equilibrada. Nos quatro minutos seguintes, as equipes passaram a revezar a liderança no marcador, sem abrir mais de quatro pontos de diferença.

Com Shai Gilgeous-Alexander no banco, no entanto, os Timberwolves finalmente conseguiram abrir seis pontos de vantagem, o que fez o técnico do Thunder interromper o descanso de seu principal jogador, que já voltou marcando dois pontos e, na sequência, colocando seu time três pontos à frente pouco antes da saída para o intervalo.

Wolves assumem controle

Na volta do intervalo, o equilíbrio se manteve, com os Timberwolves abrindo vantagem em alguns momentos, mas nenhuma superior a seis pontos até os cinco minutos finais, quando chegaram a abrir 12 ao limitar os movimentos de Shai, que anotou apenas quatro pontos no terceiro quarto inteiro.

O cenário obrigou o técnico Mark Daigneault a pedir um tempo para reorganizar a equipe, que conseguiu diminuir a diferença para nove pontos no fim do terceiro período.

O ritmo de jogo caiu bastante no último quarto, o que não ajudou em nada o Oklahoma City, que permaneceu atrás no placar até metade do período, quando Shai finalmente encontrou espaço para jogar, fazendo a vantagem dos adversários cair para apenas dois pontos a três minutos para o fim.

Então chegou a vez de Chris Finch pedir um tempo técnico para tentar frear o Thunder, mas não adiantou muito. O placar seguiu se alternando em dois pontos mesmo a menos de um minuto para o apito final.

Fim de jogo dramático

As coisas se complicaram para os líderes do Oeste quando Towns cometeu a sexta falta e foi ejetado, além de ter mandado Jalen Williams para a linha de lance livre; os dois foram convertidos, colocando o Oklahoma à frente por três pontos a 15 segundos para o fim.

Nos últimos segundos, o Minnesota apelou para o jogo de faltas na tentativa de pontuar com o cronômetro pausado, mas na última chance para empatar, Anthony Edwards perdeu três de três lances livres a três segundos para o fim, o que deu a vitória ao Thunder.

Com o resultado, o Thunder se aproximou ainda mais dos Wolves na briga pelo topo da Conferência Oeste, com apenas uma vitória a menos e uma derrota a mais.

Thunder x Timberwolves: estatísticas

Oklahoma City Thunder

  • Lu Dort: 14 pontos, cinco rebotes e uma assistência
  • Jalen Williams: 19 pontos, cinco rebotes e três assistências
  • Chet Holmgren: 15 pontos, cinco rebotes e duas assistências
  • Josh Giddey: Cinco pontos, oito rebotes e quatro assistências
  • Shai Gilgeous-Alexander: 33 pontos, dois rebotes e seis assistências

Minnesota Timberwolves

  • Jaden McDaniels: 15 pontos e dois rebotes
  • Karl-Anthony Towns: 19 pontos, 11 rebotes e duas assistências
  • Rudy Gobert: Sete pontos, 18 rebotes e duas assistências
  • Anthony Edwards: 19 pontos, cinco rebotes e cinco assistências
  • Mike Conley: Três pontos, três rebotes e quatro assistências
  • Naz Reid (banco): 18 pontos e três rebotes
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.