Técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr mudou sua postura diante da expulsão de Draymond Green durante o jogo contra o Phoenix Suns na noite de terça-feira (12).
O defensor levou uma falta flagrante tipo 2 após atingir Jusuf Nurkic com um soco e foi imediatamente ejetado da partida no começo do terceiro quarto, quando os Warriors estavam com uma vantagem de cinco pontos.
Draymond Green swipe across the face on Jusuf Nurkic pic.twitter.com/BsQ5YHPWet
— Oh no he didn't (@ohnohedidnt24) December 13, 2023
Após a saída de Draymond, ninguém mais do elenco do Golden State conseguiu fazer um bom trabalho na marcação de Nurkic, que terminou o jogo com 17 pontos, 13 rebotes e sete assistências. Os Suns venceram por 119 a 116.
Decepcionado com o resultado, Steve Kerr abordou a expulsão do camisa 23 durante a entrevista coletiva após o fim do duelo no Footprint Center, mas desta vez, não tentou justificar as ações do jogador.
— Se queremos ser um grande time, precisamos dele, precisamos da sua inteligência, da sua voz. Vamos continuar trabalhando, ele precisa trabalhar na sua compostura—, declarou o treinador dos Warriors.
Green também atendeu a imprensa e explicou que, desta vez, o soco não foi proposital, mas não deixou de acusar Nurkic de ter cometido uma falta nele antes.
— Ele estava puxando minha cintura, eu virei pra tentar cavar a falta e acertei ele. Não costumo pedir desculpas pelas coisas que faço conscientemente, mas peço desculpas ao Nurkic. Não quis acertar ele—, ponderou o defensor.
O jogador dos Suns, por outro lado, não entendeu a agressão como um simples acidente de jogo e relembrou outros momentos polêmicos de Green ao longo da temporada, como o mata-leão dado em Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves.
— O que está acontecendo com ele? Pessoalmente, acho que esse mano precisa de ajuda. Estou aliviado que ele não tentou me enforcar, mas ao mesmo tempo, isso não é basquete—, disparou ele.
Draymond Green desfalca Warriors
Além da ausência no restante dos jogos em que é expulso, Draymond Green também acaba levando suspensões da própria NBA, que tem levado em conta o histórico do jogador.
Após o mata-leão em Gobert, no dia 14 de novembro, o defensor pegou um gancho de cinco jogos de suspensão. Destes, os Warriors venceram apenas dois. Foram apenas seis jogos sem expulsão desde que Draymond voltou da punição.
Green faz parte do quinteto titular da franquia de São Francisco e sempre desempenhou um papel muito importante na defesa, principalmente nos quatro títulos que conquistou ao lado de Stephen Curry e Klay Thompson.
Pelo histórico violento, é possível que a liga dê uma nova suspensão ao defensor, o que o fará desfalcar e prejudicar a equipe mais uma vez em uma mesma temporada.