Em duelo dos 40 pontos, Tatum leva a melhor sobre Mitchell com vitória dos Celtics

André Avelar | 02/03/2023 - 00:45

Jayson Tatum e Donovan Mitchell são dois dos maiores cestinhas da atual temporada da NBA. Na madrugada desta quinta-feira (2), os jogadores de Boston Celtics e Cleveland Cavaliers somaram mais uma partida com mais de 40 pontos. Se de um lado, Tatum comemorou a vitória da equipe do TD Garden, Mitchell pelo menos pôde celebrar ter feito mais pontos que o adversário.

Os Celtics (44-18) venceram os Cavaliers (39-25) por 117 a 113, em uma partida com alguma dose extra de emoção nos minutos finais, e se mantiveram na segunda colocação da Conferência Leste — Milwaukee Bucks (44-17) lidera a tabela de classificação.

+ Kevin Durant estreia bem, mas é Devin Booker quem brilha na vitória dos Suns 

++ Ja Morant é acusado de espancar e mostrar arma para adolescente de 17 anos

+++ Jokic entra para grupo de jogadores com 100 triplos-duplos na vitória dos Nuggets

 

<c/enter>

No encontro, o camisa 0 anotou 41 pontos. Essa foi a nona vez na temporada e a 20ª na carreira que o ala ultrapassa a marca de 40 pontos. A sua média na temporada fica em 30,1 pontos por jogo. Completam a estatística os 8,7 rebotes e 4,7 assistências para o jogador de 24 anos.

Do outro lado da quadra, Mitchell marcou 44 pontos, assim como Tatum também com quatro bolas de três. Essa foi a sétima vez na temporada e a 15ª vez na carreira que o jogador ultrapassou os 40 pontos. A média de pontos, no entanto, ainda está 27,2, com 4 rebotes e 4,8 assistências por partida. 

Ao final do jogo, Tatum celebrou o encontro com o amigo ainda de Draft 2017.

— Um puxa o outro para cima em duelos como esse. Isso é importante tanto para um quanto para o outro. É sempre muito bom enfrentar os melhores.

Tatum e Mitchell entre os melhores

Mas Tatum e Mitchell já tiveram noites ainda mais espetaculares na temporada. O primeiro chegou a marcar 51 pontos contra o Charlotte Hornets, enquanto o segundo lidera a estatística de pontuação com os 71 anotados diante do Cleveland Cavaliers, também em janeiro.

Os dois jogadores foram draftados em 2017, na terceira e na 13ª posição respectivamente. O camisa 0, vindo de Duke, ficou pelos Celtics e o 45, saído de Louisville, foi para o Utah Jazz. Depois de cinco temporadas por lá, buscou uma troca de ares para justamente conseguir maior protagonismo na carreira. Se o título ainda está distante, ao menos tem conseguido bom destaque individual em um time que briga para confirmar a sua vaga nos playoffs.

Na pontuação do total da NBA na temporada, Luka Doncic, do Dallas Mavericks, é o líder com 1.759 pontos. Tatum aparece logo na segunda posição com 1.748. Na décima colocação, está Mitchell com 1.441 pontos.

Escrito por André Avelar
André Avelar foi editor-chefe de esportes no R7, onde cobriu três Copas do Mundo e dois Jogos Olímpicos. Com passagens pela Band, Jornal da Tarde e Estadão, foi coordenador do Quinto Quarto até julho de 2023.