Shaq: o mais dominante da história da NBA

Estevan Ciccone | 13/02/2024 - 13:33

Dominante. Segundo o dicionário, é aquele que domina, que prevalece, que governa. Em termos de NBA, dominante poderia ser o sinônimo de Shaquille O’Neal. Um dos maiores nomes da história da liga será homenageado nesta terça-feira pelo Orlando Magic. A camisa 32 será aposentada pela franquia da Flórida e ninguém mais poderá usar o número que foi imortalizado por Shaq em quatro temporadas.

Entre 1992 e 1996, foram 295 jogos de temporada regular, com médias de 27.2 pontos e 12.5 rebotes por partida. Em playoffs, O’Neal disputou 36 duelos pelo Magic com mais de 25 pontos e 11 rebotes de média.

Ainda com a camisa de Orlando ele foi ao All Star por 4 vezes, além de ter sido eleito o novato do ano em 1992.

O jornalista Fabio Malavazzi, que cobre a NBA há 30 anos, relembra o impacto da chegada de Shaquille O’Neal na liga: “ O impacto foi imediato. E foi numa era dominada pelos grandes pivôs, alguns dos melhores da história como Patrick Ewing, Hakeem Olajuwon, David Robinson… e ele chegou competindo quase de igual pra igual com esses caras. Uma coisa que eu me lembro bem na época é que ele estava pra entrar no Dream Team dos Estados Unidos que iria para os Jogos Olímpicos de Barcelona. E acabaram escolhendo o Christian Laettner, que era da universidade de Duke, para ter alguém de uma universidade como algo simbólico. E o Shaq ficou muito chateado com isso, publicamente, inclusive. Mas isso é pra se ter uma ideia de como ele já chegou com grande impacto na NBA. E isso foi confirmado três anos depois quando ele conseguiu levar o Orlando Magic para a final da NBA. Era um cara que já vinha do basquete universitário e não desapontou”.

O grandalhão fez apenas dois triplos duplos na carreira. Um deles, pelo Magic. No dia 1 de novembro de 1993, contra os Nets, ele marcou 24 pontos, pegou 28 rebotes e deu, acredite, 15 tocos.

“Em termos de força dentro do garrafão, não tem como comparar. Quando entrou na NBA ele tinha uma habilidade atlética impressionante. Aos poucos, no decorrer da carreira, ele foi perdendo um pouco isso, com o acúmulo de peso. Ainda assim não tem ninguém que teve o domínio que ele conseguiu dentro do garrafão”, ressalta Malavazzi.

Em 1995, ao lado de nomes como Penny Hardaway e Horace Grant, Shaq conduziu o Magic a final da NBA. Para chegar até lá, passou pelos Celtics de Dominique Wilkins, pelos Bulls de Michael Jordan e Scottie Pipen, e pelos Pacers de Reggie Miller. O time só foi parado na decisão pelo Houston Rockets de Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler.

Shaq em outras franquias da NBA

Depois da ótima passagem por Orlando, Shaquille O’Neal assinou com o Los Angeles Lakers, onde fez uma das maiores duplas da história com Kobe Bryant. Na California ele ganhou 3 títulos. Em seguida, foi para o Miami Heat, onde levantou mais um troféu. Ainda passaria por Phoenix e Cleveland, antes de encerrar a carreira no Boston Celtics após a temporada 2010-11.

4 vezes campeão, 15 vezes All Star, 1 vez MVP da temporada, 3 vezes MVP das finais…

Shaq foi um dos grandes da história do basquete e, hoje, vai escrever mais um capitulo no Kia Center, em Orlando.

Escrito por Estevan Ciccone
Estevan Ciccone trabalhou por mais de 20 anos no Grupo Band, onde foi estagiario, produtor, editor, coordenador, blogueiro, reporter, apresentador, comentarista e correspondente internacional. Ja cobriu Copas do Mundo, Jogos Olimpicos, Jogos Panamericanos, Formula 1, NFL e Finais de NBA. Passou tambem por TV Record, Revista Placar e Dazn. Atualmente na NBA Brasil e, agora, no Quinto Quarto.