Shai Gilgeous-Alexander pode se tornar o próximo MVP da NBA, principalmente depois de liderar o time mais jovem da liga ao topo da Conferência Oeste.
Com apenas 25 anos, o armador é a principal peça do Oklahoma City Thunder. Sem nenhuma estrela ao lado, Shai conseguiu encerrar a temporada regular na primeira colocação do Oeste, com 57 vitórias e apenas 25 derrotas, superando times de estrelas como Nikola Jokic e Kawhi Leonard.
Mesmo sem grandes mudanças no elenco durante a offseason, Gilgeous-Alexander conduziu o terceiro melhor ataque e a quarta melhor defesa da liga para 17 vitórias a mais em relação à temporada passada, quando foram desclassificados ainda no play-in e sequer chegaram aos playoffs.
Shai disputou 75 dos 82 jogos do Thunder na temporada regular, todos como titular, e teve médias de 30,1 pontos, 5,5 rebotes e 6,2 assistências por partida, em 34 minutos. Com um aproveitamento de 50% nos arremessos de quadra e líder em lances livres convertidos, o canadense foi o segundo maior pontuador com um total de 2254 pontos, atrás apenas de Luka Doncic.
Além disso, Gilgeous-Alexander fez 51 partidas acima dos 30 pontos —maior número da temporada—, ou seja, ele ficou abaixo disso em apenas 24 jogos. Apesar de não ser o líder da média de roubos de bola por jogo, ele conseguiu ser o jogador com o maior número total ao roubar a bola 150 vezes.
Com essas estatísticas, Shai Gilgeous-Alexander se juntou a Stephen Curry e ninguém menos que Michael Jordan como os únicos jogadores na história da NBA a terem uma temporada com médias acima de 30 pontos, dois roubos de bola e 50% de aproveitamento por jogo.
Shai Gilgeous-Alexander não liderou corrida para MVP
Apesar de ter feito uma grande temporada com apenas 25 anos, Shai Gilgeous-Alexander não chegou no topo da corrida para MVP em nenhum momento —ninguém além de Joel Embiid ou Nikola Jokic liderou a lista.
Na última atualização, feita pela própria NBA, o armador aparecia em segundo lugar como principal candidato ao maior prêmio individual da liga, com o sérvio ainda na liderança.
Mas essa lista foi divulgada no dia 12 de abril, antes do fim da temporada regular e do Oklahoma City Thunder se consagrar líder do Oeste —isso pode render pontos ao canadense na hora da votação dos especialistas.
Além disso, em seu último encontro com o Denver Nuggets, Gilgeous-Alexander levou a melhor sobre Jokic ao converter um game winner e vencer a partida por um ponto de diferença.
Esse arremesso de Shai Gilgeous-Alexander, inclusive, foi o que decidiu a primeira colocação da Conferência Oeste, já que as equipes fizeram quase a mesma campanha e o jogo era uma briga direta pelo topo.