Ricky Rubio, de 33 anos de idade, anunciou nesta quinta-feira (4) sua aposentadoria definitiva das quadras após 12 temporadas na NBA e uma recente pausa para cuidar da saúde mental.
O espanhol, que tinha um contrato com o Cleveland Cavaliers até a próxima temporada, usou as próprias redes sociais para falar pela primeira vez após anunciar a pausa, em agosto deste ano, enquanto estava concentrado com a seleção da Espanha para a Copa do Mundo de Basquete.
— 30 de julho foi uma das noites mais difíceis da minha vida. Minha mente foi para um lugar escuro. No dia seguinte, decidi parar minha carreira profissional. Um dia, quando for a hora certa, eu adoraria compartilhar minha experiência completa para poder ajudar a apoiar outras pessoas que passam por situações semelhantes. Até lá, eu gostaria de mantê-la privado por respeito à minha família e a mim mesmo, pois ainda estou trabalhando na minha saúde mental—, escreveu o armador.
Ricky Rubio não chegou a participar nem mesmo dos jogos amistosos da Espanha antes da Copa do Mundo e não retornou para o começo da temporada 2023-24 da NBA, mas afirmou que tem tido progresso em seu tratamento.
— Tenho orgulho de dizer que estou muito melhor e melhorando a cada dia. Eu queria postar esta mensagem porque minha carreira na NBA chegou ao fim. Tudo começou em junho de 2009, noite de Draft em Nova York. Que sonho!—, relembrou.
Rubio ainda aproveitou o anúncio para agradecer o suporte que recebeu da equipe técnica e executiva dos Cavs quando resolveu fazer a pausa para cuidar da saúde mental.
— Eu sei que a maneira como as coisas terminaram foi difícil. Eu nunca poderia imaginar que o ano se desenvolveria dessa maneira, mas vocês têm uma organização incrível, que foi extremamente respeitosa e compreensiva com a minha situação, e se importam comigo como pessoa—, declarou.
Pouco antes do anúncio oficial, Ricky Rubio e os Cavs haviam chegado a um acordo de venda do contrato que iria até junho de 2025, de acordo com informações de Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN.
— Ricky Rubio (@rickyrubio9) January 4, 2024
Ricky Rubio na NBA
A carreira profissional de Ricky Rubio no basquete começou em 2005 no Joventut, time de Barcelona, cidade onde ele nasceu. Após quatro anos, o armador foi para o FC Barcelona, principal time da província, e passou a disputar a EuroLeague.
A entrada na NBA aconteceu em junho de 2009, quando ele foi draftado como a 5ª escolha geral pelo Minnesota Timberwolves. Por questões de contrato, o jogador ainda disputou mais duas temporadas com o Barcelona antes de estrear na liga norte-americana, na temporada de 2011-12.
O catalão permaneceu na franquia de Minnesota até 2017, quando foi negociado para o Utah Jazz depois de mais de 350 jogos e 3600 pontos pelos Wolves e acabou deixando sua marca no time de Salt Lake City ao anotar um triplo-duplo nos playoffs de 2018.
Em 2019, Ricky Rubio assinou um contrato de três anos com o Phoenix Suns, mas ficou por lá durante apenas uma temporada e decidiu retornar aos Timberwolves, disputando também apenas uma temporada.
Antes do começo da temporada 2021-22 da NBA, o espanhol foi negociado com o Cleveland Cavaliers e teve seu contrato renovado para mais três anos após uma primeira temporada bem-sucedida.
Ano passado, no entanto, o jogador sofreu uma lesão no joelho e foi limitado a apenas 33 jogos da temporada regular, com os piores números de sua carreira. Após 12 temporadas, Ricky Rubio se aposenta com médias de 10,8 pontos, 4,1 rebotes e 7,4 assistências por jogo.
— Depois de jogar 12 anos na liga, com todos os altos e baixos, acumulei muitas boas lembranças e ótimos relacionamentos. Minnesota, Utah, Phoenix e Cleveland. Uau. Obrigado! Menção especial à Cleveland. Minha última casa—, agradeceu o jogador.
Ricky Rubio was cold 🥶 pic.twitter.com/6tBj6bJwqV
— Hoops (@HoopMixOnly) January 4, 2024