Rebaixado no Draft NBA 2023, Cam Whitmore abre o jogo sobre saúde

Paola Zanon | 23/06/2023 - 09:30

Um dos melhores prospectos do Draft NBA 2023, Cam Whitmore caiu para a 20ª escolha sem nenhuma explicação clara. O novo jogador do Houston Rockets, então, resolveu abrir o jogo sobre os rumores envolvendo possíveis motivos de saúde.

— Não é verdade. Eu prometo a vocês que não. Não faço ideia. Não sei o que aconteceu—, declarou o garoto de 18 anos, em entrevista coletiva após ser selecionado.

Antes do Draft, Cam estava projetado entre as 10 primeiras escolhas. Para alguns especialistas, inclusive, ele deveria fazer parte do top-5 da classe de 2023. O motivo mais especulado entre a imprensa foi que seus exames médicos assustaram algumas franquias.

LEIA MAIS

Quanto ganha um novato na NBA? Salário dos jovens vai te surpreender

Quem é Victor Wembanyama, número 1 do Draft da NBA 2023

Um dos jogadores mais talentosos disponíveis para seleção no evento, Whitmore foi campeão e MVP do Sul-Americano Sub-18, em 2022. Ele defendeu a seleção dos Estados Unidos, que conquistou o título com uma vitória por 102 a 60 sobre o Brasil.

Em seu único ano no basquete universitário, o ala fez 26 jogos, sendo 20 como titular, e teve médias de 12,5 pontos, 5,3 rebotes e 1,4 roubos de bola, com 47,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 34,3% nas bolas de três.

Por esse motivo, até ele próprio esperava ter sido selecionado antes da 20ª escolha da noite e estava visivelmente abalado na hora em que seu nome foi anunciado por Adam Silver, comissário da NBA.

— É um sentimento diferente, mas eu fui esquecido muitas vezes na minha vida e isso não me perturbou, isso me motiva a trabalhar 150%. entrando nessa organização para me tornar grande, tenho muita motivação em minha mente—, afirmou Cam Whitmore.

Adam Silver e Cam Whitmore no Draft NBA 2023. Foto: Icon sport
Adam Silver e Cam Whitmore no Draft NBA 2023. Foto: Icon sport

Cam foi a segunda escolha do Houston Rockets na noite de quinta-feira (22/6). Dona da pick 4 graças à Loteria do Draft em maio, a franquia do Texas já havia garantido Amen Thompson antes.

Por que Cam Whitmore caiu no Draft?

O motivo da queda inesperada de Cam Whitmore só poderá ser totalmente elucidado nos próximos dias, mas os rumores do momento apontam para a questão física, fato que teria deixado muitos times receosos em draftar o ala.

Em Villanova, ele perdeu os sete primeiros jogos da temporada com uma lesão no polegar, antes de apresentar uma campanha sólida em quadra. Mas, desde antes do início do Draft, já havia temores acerca de seus resultados médicos.

Fontes informaram ao Bleacher Report que os relatórios de saúde do jogador levantaram preocupações em algumas equipes da NBA.

O The Athletic revelou a declaração de um executivo de um time da Conferência Leste da liga que trouxe uma visão mais detalhada sobre o perfil do jovem. Segundo o profissional, que falou anonimamente à reportagem, Whitmore não mostrou um perfil muito interessado nos treinos.

— No Hoops Summit (jogo internacional anual), Whitmore não era muito de treinar e não pareceu muito bem durante a semana. Mas uma vez que ele jogou, era um dos melhores jogadores. Isso terá que mudar na NBA — afirmou, segundo o veículo. — Ele deve ter um esforço extra. Ele não terá minutos garantidos como provavelmente tinha em Villanova.

Os times que tiveram a chance de draftar Cam Whitmore, mas optaram por passar adiante foram, em ordem: San Antonio Spurs, Charlotte Hornets, Portland Trail Blazers, Detroit Pistons, Orlando Magic, Indiana Pacers, Washington Wizards, Utah Jazz, Dallas Mavericks, Oklahoma City Thunder, Toronto Raptors, New Orleans Pelicans, Atlanta Hawks, Los Angeles Lakers, Miami Heat e Golden State Warriors.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.