Raul Neto abre o jogo sobre saída da NBA e exalta Gui Santos: ‘Brasil tem história’

Paola Zanon | 30/11/2023 - 08:00

Último brasileiro a jogar pela NBA antes de Gui Santos ser contratado pelo Golden State Warriors, Raul Neto abriu o jogo sobre os motivos que o fizeram deixar a liga norte-americana na atual temporada.

Com passagens por franquias como Utah Jazz, Washington Wizards, Philadelphia 76ers e Cleveland Cavaliers, Raulzinho disputará a Euro League com a camisa do Fenerbahçe, clube de basquete da Turquia.

Em uma conversa com o Quinto Quarto, o jogador de 31 anos afirmou que está tranquilo e confiante com a decisão de trocar os Estados Unidos pela Europa.

Entendi que era o momento de buscar outros desafios, de voltar à Europa para um projeto que me deixou muito animado. O Fenerbahçe é um clube tradicional, respeitado, que sempre chega forte para a Euroliga, e estou muito feliz em fazer parte da equipe—, declarou.

Antes de ingressar na NBA em 2015, através do Utah Jazz, Raul Neto passou pelo basquete europeu em dois times da Espanha: UCAM Murcia e San Sebastián Gipuzkoa, entre 2011 e 2014.

O basquete europeu é forte, a Euroliga é um campeonato difícil, equilibrado e com um nível de competitividade muito alto. É bom voltar à Europa, volto diferente de quase dez anos atrás, mais maduro, com mais bagagem e um melhor entendimento do jogo—, avaliou o brasileiro.

Apesar da animação, Neto ainda terá que esperar mais um pouco para fazer sua estreia pela equipe turca, pois se machucou durante o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Basquete e precisou passar por uma cirurgia no joelho.

— Estou focado na recuperação e espero poder contribuir com o time quando estiver liberado para voltar a jogar. Espero ajudar a equipe a brigar por títulos—, disse ele.

Raul Neto na NBA

Raul Neto na época em que jogava pelo Utah Jazz. Foto: Icon sport
Raul Neto na época em que jogava pelo Utah Jazz. Foto: Icon sport

Desde 2015, quando ingressou na NBA com um contrato de US$ 2,7 milhões (13,2 R$ milhões, na cotação atual) com o Utah Jazz, Raul Neto teve passagens por quatro times, marcando um total de 2.470 pontos, 913 assistências e 658 rebotes.

Sua última equipe foi o Cleveland Cavaliers, onde ele jogou durante a temporada 2022-23, chegando a participar de 48 jogos de temporada regular e dois de playoffs —os Cavs caíram na primeira rodada, em cinco jogos, para o New York Knics.

A passagem mais marcante de Raul Neto pela liga foi no Utah Jazz, onde ele permaneceu durante quatro temporadas, marcando 955 pontos em 199 jogos. Para o armador, os oito anos de NBA não só o ajudaram a amadurecer como atleta, como também foram a realização de um sonho.

Foram oito temporadas muito importantes na minha carreira, pude crescer, jogar meu melhor basquete, aprender e evoluir. Chegar à NBA era um objetivo, um sonho, e consegui construir uma carreira sólida, representando franquias que sempre me receberam muito bem, tenho muito carinho e respeito. Só tenho a agradecer—, pontuou.

De brasileiro para brasileiro

A saída de Raul Neto da NBA em julho deste ano, a princípio, pareceu colocar fim à uma era de mais de 20 anos anos em que brasileiros estiveram ativos na liga —até a chegada oficial de Gui Santos, no começo de novembro. Antes de deixar os Cavs, Raulzinho foi o único brasileiro da liga durante duas temporadas.

Sempre fiz o meu melhor pelas equipes onde joguei, para representar o Brasil da melhor maneira. Todos queremos ver brasileiros jogando na NBA, espero que muitos ainda possam chegar à liga. Já são 20 anos seguidos com pelo menos um brasileiro em todas as temporadas na NBA, o Brasil tem história na NBA. Isso mostra a capacidade e a qualidade do nosso basquete—, avaliou o armador.

A chegada de Gui Santos ao Golden State Warriors, então, foi um motivo que fez Raulzinho comemorar. Os dois chegaram a jogar juntos na Copa do Mundo de Basquete, em agosto, antes de o veterano se machucar.

Gui é um garoto de muito talento, extremamente focado e que, ainda que já apresente um basquete de alto nível, pode e vai evoluir muito. Torço muito por ele, todos torcemos. É um jovem de futuro. Hoje o Gui está representando o Brasil, e torço para que ele conquiste o espaço dele, que possa brilhar com a camisa do Golden State Warriors—, desejou Raul Neto.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.