Por que os Warriors ainda não fecharam com Gui Santos?

Paola Zanon | 24/07/2023 - 09:00

O destino de Gui Santos na NBA já está quase selado para a temporada de 2023-24, e muito provavelmente ainda não será no Golden State Warriors.

Durante o último fim de semana, a franquia de São Francisco fechou um contato de duas vias com Lester Quiñones, companheiro do brasileiro no Santa Cruz Warriors da G-League.

Com isso, restam apenas duas vagas de duas vias no time principal do Golden State. Considerando o desempenho na Summer League e a reação dos próprios executivos da equipe, Gui Santos seria uma escolha óbvia, mas a situação do ala não é tão simples.

O brasileiro ainda tem um contrato com o 123 Minas, equipe que ele representava na NBB até maio de 2022, antes de se declarar ao Draft NBA.

Após ser selecionado como a 55ª escolha pelos Warriors, Gui foi encaixado no Santa Cruz, em parte, pelo contrato vigente com o time de Minas Gerais. O vínculo entre jogador e equipe só acaba em junho de 2024.

Para jogar oficialmente no Golden State Warriors, Santos teria que pagar a multa rescisória com o Minas —o Golden State não pode arcar com o valor em nome dele.

A única forma de realizar a transferência entre as equipes seria se a franquia de São Francisco desse ao brasileiro um contrato padrão garantido, coisa que não pode ser oferecida para a próxima temporada.

Gui Santos impressionou Warriors na Summer League

Gui Santos teve uma média de 18 pontos, 1.5 assistências e 5 rebotes, além de um aproveitamento de 52% nos arremessos em sua atuação pelo Golden State Warriors na Summer League.

Os números deixaram os executivos da franquia impressionados, mas outro nome que também chamou a atenção foi justamente o de Quiñones, que estava livre para um contrato de duas vias.

— Tanto Lester (Quinones) quanto Gui (Santos) foram nossos melhores caras nas duas Summer Leagues. Lester provavelmente é melhor do que seu status de mão dupla, mas veremos se há espaço. Gui poderia se beneficiar de um avanço na liga. Acho que, eventualmente, ambos encontrarão seu caminho em nossa lista em algum momento—, disse um membro dos Warriors ao Spotrac.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.