Rick Carlisle, técnico do Indiana Pacers, assumiu completamente a responsabilidade pela derrota no Jogo 1 das Finais da Conferência Leste contra o Boston Celtics na noite de terça-feira (21).
A franquia de Indianápolis estava com a vitória nas mãos por três pontos de diferença a apenas 10 segundos do fim da partida, mas acabou sofrendo o empate pelas mãos de Jaylen Brown e perdeu na prorrogação por 133 a 128.
— A derrota é totalmente minha culpa. Com 10 segundos faltando, nós deveríamos ter pedido um tempo, avançado com a bola, encontrado um jeito de conseguir anotar um ou dois lances livres e fechado o jogo. Mas isso não aconteceu. É uma pena termos feito coisas boas e tudo se resumir aos erros no final. Mas esses são os Playoffs da NBA. Temos que aprender com isso—, lamentou Carlisle, durante a entrevista coletiva ao final do duelo.
Além de assumir a derrota, o treinador também fez questão de não deixar a responsabilidade sobre nenhum de seus jogadores. Muito pelo contrário, Rick elogiou a postura de todos eles.
— Adorei o jeito que os caras lutaram nesse jogo. Nossos jogadores precisam se concentrar em lutar como hoje, do início ao fim. Nós voltaremos na quinta-feira. Durante todo o ano, nosso grito de guerra foi: ‘continue a jogar, continue a acelerar o ritmo, não importa o que aconteça’. Isso nos serviu bem e serviu esta noite—, declarou o técnico.
O Jogo 2 entre Pacers e Celtics acontecerá na próxima quinta-feira (23), às 21h (de Brasília), ainda no TD Garden, em Boston. A equipe celta lidera as finais por 1 a 0.
Jogadores dos Pacers lamentam derrota
O resultado negativo não frustrou apenas o treinador do Indiana Pacers, mas também os jogadores, que sentiram que poderiam ter feito mais.
Myles Turner, que anotou um duplo-duplo de 23 pontos e 10 rebotes, afirmou que a quantidade de turnovers, principalmente na reta final, entregou suas idades e pouca experiência em pós-temporada.
— Mostramos um pouco a nossa idade esta noite. Sendo uma equipe jovem e disputando um jogo de alta tensão, esses erros atípicos acabaram aparecendo—, admitiu o pivô de 28 anos.
Já Tyrese Haliburton, principal destaque dos Pacers com um duplo-duplo de 25 pontos e 10 assistências, também lamentou a derrota, mas não se mostrou desanimado para o restante da série.
— Sabemos que podemos jogar contra esses caras. É desanimador o que aconteceu na reta final, estávamos em posição de vencer o jogo e não vencemos. Mas o que direi é encorajador: fomos um lixo no Jogo 1 da primeira e da segunda série. Hoje jogamos muito bem durante cerca de 47 minutos, mas não aguentamos 48—, declarou ele.
O armador ainda fez questão de não deixar Carlisle assumir sozinho a culpa pela derrota.
— Isso não é culpa dele, eu tive duas reviravoltas ruins que acho que nos custaram o jogo. Entendo que ele está tentando nos proteger, mas vou aceitar isso mais do que deveria—, admitiu Haliburton.
Haliburton can't hit another crazy buzzer beater, we're off to OT pic.twitter.com/aumH8tgsHR
— CJ Fogler account may or may not be notable (@cjzero) May 22, 2024