Play-in NBA: jogos decisivos para Pelicans e Heat acontecem sem Zion e Butler

Paola Zanon | 19/04/2024 - 12:25

O New Orleans Pelicans e o Miami Heat terão a difícil missão de disputar uma última chance no play-in sem seus principais jogadores na noite desta sexta-feira (19).

Na Conferência Leste, a franquia da Flórida vai entrar em quadra sem Jimmy Butler para enfrentar o Chicago Bulls pela última vaga nos playoffs da temporada 2023-24 da NBA, enquanto no Oeste, Zion Williamson será desfalque em Nova Orleans diante do Sacramento Kings.

Ambos os jogadores se machucaram durante o primeiro jogo do play-in; Zion precisou sair de quadra no fim da partida contra o Los Angeles Lakers. Butler sofreu uma lesão ainda no primeiro tempo contra o Philadelphia 76ers, mas conseguiu disputar o jogo até o fim.

Como fica o Heat sem Jimmy Butler no play-in?

Jimmy Butler é um jogador conhecido por melhorar seu desempenho durante a pós-temporada, sendo a principal peça de Miami na época, sobretudo quando a equipe precisa se sobressair no clutch time.

Mas a franquia em si também é conhecida por envolver todos os jogadores em vez de deixar a bola na mão de apenas um dos atletas em momentos decisivos. Contra os Sixers, por exemplo, a jogada mais importante do quarto período ficou nas mãos do novato Jaime Jaquez Jr., que conseguiu pontuar.

Ainda assim, Butler fará falta para o Heat. No ano passado, o time disputou a oitava colocação para os playoffs com o mesmo Chicago Bulls e, até os três minutos finais, estava atrás no placar. Jimmy foi o principal responsável pela virada e classificação no clutch time.

O ala também foi o maior pontuador do Heat na pós-temporada do ano passado; em um dos jogos da série contra o Milwaukee Bucks, por exemplo, ele anotou 56 pontos. A equipe não tem nenhum arremessador que chegue perto desse número por enquanto.

Em caso de classificação, a franquia terá um desempenho bem abaixo do que foi no ano passado por causa do desfalque de Jimmy Butler.

Como ficam os Pelicans sem Zion Williamson no play-in?

Os Pelicans irão sentir mais falta de Zion do que o Miami sentirá de Butler. Se não fosse a lesão no final da partida contra os Lakers, a franquia poderia até já estar classificada para os playoffs.

Williamson anotou 40 pontos no primeiro jogo do play-in; o segundo jogador que mais pontuou na partida pelo New Orleans foi Trey Murphy, com apenas 12.

O time de Nova Orleans é bastante dependente das atuações do pivô; na última rodada da temporada regular, por exemplo, Zion não jogou bem, e os Pelicans foram atropelados pelos Lakers.

Já na temporada passada, a franquia estava entre as primeiras colocações do Oeste até janeiro, quando Williamson sofreu uma lesão e perdeu o restante dos jogos. New Orleans caiu para a zona de play-in e, sem seu principal astro, não conseguiu se classificar para os playoffs.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.