Joel Embiid finalmente se decidiu sobre qual seleção irá defender nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 caso seja convocado. O jogador do Philadelphia 76ers pretende jogar pelos Estados Unidos.
Nascido em Camarões, o pivô tinha mais duas opções para as Olimpíadas além de sua terra natal: Estados Unidos, pelo qual já se decidiu, e França, por ser naturalizado no país europeu. As informações foram confirmadas por Shams Charania, jornalista do The Athletic.
Para poder seguir com seus planos, o pivô precisará se naturalizar no país onde joga atualmente — e isso não será difícil, já que ele tem emprego e até um filho nascido por lá.
— Estou muito orgulhoso e animado com esta decisão. Não foi fácil. Tenho a sorte de chamar Camarões, França e EUA de lar. Depois de conversar com minha família, soube que seria o time dos EUA. Quero jogar com meus irmãos da liga. Quero jogar para os meus fãs porque eles têm sido incríveis desde o dia em que cheguei aqui. Mas acima de tudo, quero homenagear meu filho que nasceu nos EUA. Quero que meu filho saiba que joguei minhas primeiras Olimpíadas para ele — disse o jogador, em publicação nas redes sociais.
I’m really proud and excited about this decision. It was not easy. I am blessed to call Cameroon, France, and the USA home. After talking to my family, I knew it had to be Team USA. I want to play with my brothers in the league. I want to play for my fans because they’ve… pic.twitter.com/6VHSQTKVl3
— Joel Embiid (@JoelEmbiid) October 5, 2023
Os rumores sobre a possibilidade de Joel se juntar ao elenco dos Estados Unidos no ano que vem começaram depois que LeBron James e Stephen Curry se juntaram para criar um novo “time da redenção”, principalmente por causa do fiasco do país na Copa do Mundo de Basquete.
LEIA TAMBÉM:
+ Mercado NBA: Joel Embiid ironiza trocas em meio à novela de Harden
++ Panela olímpica? Curry deixa escapar conversa com LeBron
Foi o astro do Los Angeles Lakers quem iniciou as conversas com Embiid para que ele se naturalize estadunidense a tempo de competir nos Jogos Olímpicos.
O camaronês foi eleito o MVP da temporada de 2022-23 da NBA, após liderar os Sixers aos playoffs da Conferência Leste; a equipe foi classificada em terceiro lugar com 54 vitórias e 28 derrotas.
Dos 82 jogos regulares da temporada, o pivô atuou em 66, marcando 2.183 pontos no total, além de 670 rebotes, 274 assistências 112 tocos defensivos e 66 roubos de bola. Embiid ainda ficou acima dos 35 pontos em 28 partidas que disputou, sendo a última delas com 52 pontos sobre o Boston Celtics— no jogo, ele marcou mais da metade dos pontos sozinho.